Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Transporte público é pautado em sala de aula



A professora da Escola Municipal Vereador Orival Carneiro Martins, Gislaine Lieber, utilizou as matérias sobre o problema no transporte público em Ponta Grossa - publicadas pelo Jornal da Manhã nos dias 26, 27 e 28 de junho - para auxiliar os alunos do 5º ano ‘B’ a compreenderem as reivindicações dos trabalhadores da Viação Campos gerais (VCG). Ela também aproveitou os valores apresentados nas notícias para realizar cálculos de porcentagem a partir do salário atual dos empregados.

Gislaine comenta que os jovens se sentiram motivados ao empregar a matemática em situações reais. “Todos se apropriaram com mais facilidade do conteúdo disciplinar e ficaram satisfeitos em descobrir de quanto seria (em Real) o valor solicitado pelos motoristas e cobradores e quantos ônibus estariam disponíveis nos horários de pico em seus bairros”, revela.

“A utilização do jornal em sala de aula possibilitou-me integrar as disciplinas de forma espontânea e prazerosa. O cálculo da porcentagem, um conteúdo muitas vezes desinteressante e complicado para os alunos, transformou-se em uma atividade atraente e divertida”, incentiva Gislaine.

O assunto também foi discutido em família, já que a maioria dos pais utiliza este tipo de transporte e, para a professora, discutir temas de utilidade pública promove a valorização e a participação da família na educação.

PIRÂMIDE ALIMENTAR
Jovens aprendem o valor nutricional dos alimentos
A matéria “Estudantes analisam o valor da cesta básica”, publicada dia 28 de junho nesta página, foi discutida na turma do 5º ano ‘D’ da Escola Municipal Vereador Orival Carneiro Martins. A professora Gisele de Fátima Ott Ranzani aproveitou o assunto para falar sobre a necessidade de balancear os alimentos da Pirâmide Alimentar. “Analisamos a importância dos alimentos para o organismo e, com base na pirâmide, percebemos que muitos não são consumidos devido ao seu custo elevado”, revela Gisele. Ela pediu que as crianças registrassem os alimentos que consomem e construíssem as suas pirâmides, utilizando os anúncios dos supermercados.
Com isso, todos concluíram que é necessário aproveitar os alimentos ricos em nutrientes e diminuir o consumo dos que não trazem benefícios ao organismo, evitando gastos desnecessários nas compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário