Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Escolas de Vitória da Conquista realizam atividades com o jornal

estudantes de Vitória da Conquista


Parceiras do A TARDE Educação, as escolas de Vitória da Conquista/BA estão desenvolvendo inúmeras atividades com o jornal  A TARDE em sala de aula. Projetos que abordam  família,contos, tirinhas e inclusão social foram algumas das atividades nas aulas no ano passado e que continuam sendo desenvolvidas nesse ano.

No município, a 527 km de Salvador, o Programa A TARDE Educação é  executado em três etapas desde o ano de 2011. Na primeira etapa, denominada “Onde procurar?”, os professores entregam o jornal para que os alunos possam pegá-lo e observar os assuntos, identificando qual tem o maior destaque. Os  estudantes pesquisam informações sobre campeonatos, filmes, final de semana, notícias sobre Vitória da Conquista, cultura, entre outros. 

Na segunda etapa, são apresentados três tipos de textos: notícia, carta do leitor e reportagem. Em seguida, os alunos realizam a  leitura dos mesmos e identificam as diferenças entre os textos. Já na terceira etapa, é proposta a leitura de outras reportagens que os alunos têm maior interesse. 

alunos com jornal
Estudantes da Escola Municipal Aguiar estão montando o jornal mural

Para Rosemary Sampaio, professora da Escola Municipal Padre Aguiar, o jornal possui uma linguagem formal e os alunos, por não terem um contato direto com ele, acabaram não demonstrando tanto interesse no primeiro momento. “No começo os estudantes não tinham tanta aproximação com o jornal, mas, depois de explicar como é feita a produção do jornal e tê-lo apresentado concretamente para a turma, eles se mostraram interessados”, disse Sampaio.

O jornal é um portador de diferentes gêneros. Sampaio explica aos alunos os tipos de gêneros como: opinativo, editorial, carta do leitor, etc. A questão dos gêneros é trabalhada com os alunos do ciclo II, que são séries mais avançadas. Os alunos da Educação Infantil e da Alfabetização trabalham com o jornal avaliando outros aspectos. “Trabalhei com notícias, reportagens, dicas culturais, classificados, mostrei os vários cadernos e utilizei as notícias para fazer um trabalho de conscientização sobre alguns assuntos da realidade”, argumenta Sampaio.

O Programa conseguiu aumentar o interesse dos pais e alguns começaram a pedir o jornal para ser utilizado em casa. Toda a comunidade escolar foi contagiada pelo gosto de ler jornal. Até o porteiro teve interesse em começar a ler e hoje, quando o jornal chega na escola, ele é o primeiro a pegá-lo. Os outros professores também começaram a trabalhar com o jornal nas aulas.

A importância maior do Programa é a aprendizagem dos alunos, porém nas escolas de Vitória da Conquista não foram só os alunos que aprenderam os professores e a comunidade também

Fonte: A Tarde Educação/Cátia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário