Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Crianças debatem os manifestos populares


Credito: Patrícia dos Santos BobekCredito: Patrícia dos Santos Bobek
Em sala de aula, jovens escrevem sobre as notícias de sua cidade
Há pouco mais de um mês participando do programa “Vamos Ler”, as turmas do 5º ano da Escola Municipal Prefeito Amadeu Puppi tiveram a oportunidade de entender os motivos dos manifestos populares em conversa articulada pelas professoras Patrícia dos Santos Bobek e Fabíola Ferraz Emílio Stadler, a partir das notícias publicadas no Jornal da Manhã no mês de junho.

As professoras escolheram as matérias que abordavam as manifestações na cidade de Ponta Grossa para dialogar com as crianças e saber o que elas entendiam sobre a mobilização e qual opinião tinha a respeito. 
Esta foi uma estratégia para despertar o interesse pela leitura de jornal, desenvolver o senso crítico dos estudantes e ajudá-los a observar as ideias principais de uma matéria jornalística.

Depois da conversa, as professoras estimularam que os jovens também escrevessem sobre outros assuntos que estavam na mídia, de acordo com o interesse de cada um. A redução da tarifa de ônibus, saúde, manifestações e a Copa das Confederações foram os temas privilegiados pelos estudantes.
De acordo com as professoras, “todos estavam entusiasmadas em escrever sobre a sua opinião sobre as notícias do jornal”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário