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sexta-feira, 26 de julho de 2013

Estudo sugere uso de SMS no ensino


Segundo pesquisa elaborada pela Unisinos, ferramenta pode ser melhor aproveitada na academia
O uso de SMS como apoio ao ensino presencial tem excelente aceitação entre estudantes, de acordo com estudo realizado pela Unisinos. Desenvolvida durante o último mês do semestre letivo, em cinco disciplinas, de quatro cursos, na área de Administração, a pesquisa envolveu 113 estudantes que se inscreveram de forma voluntária, fornecendo seu número de celular. O grupo recebeu de três a quatro SMS por semana, em horário comercial e em dias úteis, com conteúdos como avisos das provas, reforço de conteúdo e até estímulo motivacional. Ao final, foi aplicado um questionário impresso para julgamento da experiência.
Apesar de unidirecional – uma vez que somente professores enviavam mensagens, os alunos não podiam respondê-las ou enviar perguntas –, o estudo obteve grau de satisfação elevado, conforme os organizadores. A iniciativa foi classificada como diferente (30%), boa (18%) e importante (16%). A maior parte dos participantes (55%) tinha até 25 anos, ou seja, era um grupo predominantemente jovem e, também, feminino (73%).  Apesar de usar SMS diariamente ou a cada dois dias (83%), apenas quatro alunos já haviam utilizado essa forma de comunicação em alguma atividade ligada ao ensino ou à aprendizagem.
Os participantes destacaram características como fácil uso e utilidade da ferramenta para a disciplina cursada, e concordaram que pode ser empregada em outras matérias. Ainda na opinião dos entrevistados, ajudou a transformar tempos de espera em momentos produtivos. A principal vantagem apontada foi que o uso do SMS ajudou a lembrar, fixar ou memorizar conteúdos. Também ajudou a lembrar de compromissos, como provas e trabalhos; e incentivou a participação na disciplina e a informação prévia para as aulas. Dessa forma, a pesquisa sugere o uso do SMS como um apoio de informação ou motivação ao ensino. 
A pesquisa foi realizada pelos professores Amarolinda Zanela Klein (organizadora), José Carlos da Silva Freitas Jr. e Jorge Barbosa, com apoio da Zenvia, que forneceu a solução de SMS utilizada para a experiência de aplicação ao ensino. Os resultados do estudo, publicados no artigo ‘M-learning na prática: o uso de SMS para ensino e aprendizagem na graduação em Administração’, serão apresentados no 37º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), em setembro, no Rio de Janeiro. 
Fonte: Coletiva.Net 25/07/2013

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