Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

ANJ cria Programa de Qualificação da Indústria Jornalística


Primeiro curso realizado pelo Programa de Qualificação ANJ,
em parceria com a ABTG
A Associação Nacional de Jornais - ANJ criou este ano seu "Programa de Qualificação para a Indústria Jornalística". Segundo sua coordenadora, a jornalista Juliana Toscano, a ideia é dar subsídios a jornais brasileiros para qualificarem suas equipes e difundir e promover as melhores práticas do meio jornal. Dentre as ações a serem desenvolvidas estão treinamentos (que podem ser cursos, worskhops, palestras), organização de viagens de estudos e a elaboração de documentos técnicos.

Para conhecer melhor o Programa de Qualificação ANJ, conversamos com Juliana Toscano. Confira a entrevista: 

PJE: Para vocês conseguirem alcançar os objetivos do Programa de Qualificação, que ações vocês já desenvolveram?
Juliana Toscano: A ANJ tem buscado estabelecer parcerias com instituições reconhecidas em suas áreas de atuação. Já firmamos, por exemplo, uma parceria com a ABTG - Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica para treinamentos de profissionais das áreas industriais dos jornais. Essa parceria permite também que associados tenham acesso a todos os programas da ABTG e ABTG Certificadora, ao mesmo custo que os associados àquelas instituições.

Também estabelecemos uma parceria com o IICS – Instituto Internacional de Ciências Sociais, que proporciona descontos diferenciados aos nossos associados. O mesmo foi feito com a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, que oferece desconto aos associados para seus cursos itinerantes nas regiões Norte e Nordeste.

Estamos, também, em negociação com duas renomadas instituições estrangeiras para a formatação de atividades e-learning como cursos on-line e webinários. São elas o Centro Knight para Jornalismo nas Américas e a WAN-IFRA – Associação Mundial de Editores de Jornais e Notícias. Em breve, teremos notícias neste campo.

Juliana Toscano é a coordenadora do Programa de
Qualificação ANJ
PJE: – Qual público vocês querem atingir? 
JT: Pretendemos atingir profissionais em suas mais diversas áreas de atuação, sejam da área industrial, editorial, comercial, de relacionamento com leitores, etc.

PJE: Há uma meta de cursos por ano?
JT: Inicialmente,não pensamos em estabelecer metas. O Programa é algo muito novo para a ANJ. Por isso, os cursos e demais iniciativas serão formatados de forma progressiva e de  acordo com a receptividade dos jornais.

PJE: O primeiro curso que vocês ofertaram foi o de "Gerenciamento de Cores", em parceria com a ABTG. Quantos participantes vocês tiveram e qual foi a reação do público em geral sobre esse novo serviço da ANJ?
JT: A receptividade foi surpreendente. O número de vagas abertas inicialmente foi 30, mas em função da demanda, tivemos que abrir mais 10 vagas. Só não ampliamos este número porque 40 é o número máximo aceito para que o treinamento não seja prejudicado.

PJE: Os cursos e capacitações serão em todo o país ou mais localizados no Rio e em SP?
JT: O primeiro treinamento da série ANJ/ABTG foi realizado em São Paulo. Os próximos, também da ANJ/ABTG, estão programados para Novo Hamburgo e Recife, além de São Paulo. Pretendemos, na medida do possível, levar as atividades para as demais regiões brasileiras.

Ressalto, porém, que não faremos somente atividades presenciais. Buscaremos, cada vez mais, organizar atividades de e-learning  para possibilitar a participação de um número maior pessoas, pois isso implica numa redução de custos para nossos associados.

PJE: Já existe um novo curso em vista?
JT: Promoveremos nova atividade dentro da série de treinamentos ANJ/ABTG. Em setembro e outubro realizaremos o treinamento “ Aumentando a eficiência e rentabilidade na produção de jornais com foco na sustentabilidade: redução de desperdício para jornais e boas práticas sustentáveis. Será uma atividade de 3 dias e como já disse, estão programados para Novo Hamburgo, Recife e São Paulo.

PJE: Todos os cursos serão pagos ou há possibilidade de haver algum curso gratuito?
JT: Até o momento, nossas atividades são pagas, mas a ANJ tem feito de tudo para que elas sejam oferecidas ao associado ao menor valor possível. Há, claro, sempre a possibilidade de que alguma atividade seja oferecida sem cobrança.

PJE: A ANJ pensa em estender essas qualificações ao público universitário também?
JT: Nosso foco inicial é promover a qualificação de nossos associados. Há muito caminho a ser percorrido. Quem sabe, no futuro, o publico universitário possa também se beneficiar deste Programa!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário