Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Alunos fazem cartuns sobre mau tempo em Ponta Grossa


A professora do 5º ano ‘A’ da Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento, Priscilla Samoroski, desenvolveu uma atividade diferenciada para explicar os gêneros textuais charge, cartum e história em quadrinhos, estimulando que os alunos debatessem e representassem o que estavam entendendo sobre as notícias a respeito da chuva incessante - das últimas semanas - nos Campos Gerais, e que estão afetando diretamente os agricultores de toda a região.

O tema surgiu com a matéria “Chuvas trazem perdas à agricultura”, publicada dia 27 de junho no Jornal da Manhã. “Fizemos a leitura da notícia e, em grupos, os alunos discutiram sobre os problemas e as possíveis soluções para amenizar esses transtornos causados pela chuva. Depois, conversamos sobre os personagens da notícia, o que aconteceu, onde aconteceu, sobre o assunto relatado, e cada grupo criou o seu cartum, baseado no fato”, explica Priscilla.


Através de desenhos, as crianças procuraram mostrar transtornos que a chuva vem trazendo para a população, como as enchentes, os buracos surgidos nas ruas, a destruição de pontes e estradas.


A professora comenta que os alunos mostraram bastante interesse em desenvolver essa atividade, pois as notícia revelava um episódio atual tanto na cidade de Ponta Grossa quanto nas cidades vizinhas, e está em todos os noticiários.
O trabalho também contribuiu para a interpretação textual e no reconhecimento das linguagens verbal e não verbal. 


Fonte: http://jmnews.com.br/noticias/vamos%20ler/21,35488,04,07,alunos-fazem-cartuns-sobre-mau-tempo-em-ponta-grossa.shtml 04/07/2013 Talita Moretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário