Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Uma viagem pela capa do jornal


Hoje você vai conhecer as principais definições e elementos que compõem a capa do jornal O Diário do Norte do Paraná.
Esta é a página mais importante, nela encontramos as principais informações e destaques de todos os fatos que serão notícia no interior do impresso. A capa do jornal tem como principais elementos: cabeçalho, manchete, texto chamada e fotografia, como aparecem todos os dias na primeira página, podem ser considerados fixos.
cabeçalho localiza-se no topo da capa e se repete em todas as edições. É constituído pelas informações gerais sobre a publicação ou marcas de referência do jornal que chamamos de aparatos da edição: o nome do jornal, a data, o número da edição, o preço, horário de fechamento da edição e o logotipo.
A propriedade mais trivial do nome do jornal é a de ser o primeiro elemento que a capa oferece à visão. Trata-se de um elemento com local bem determinado, de onde não se pode extraí-lo sob pena de perder seu sentido.
A data, o número da edição e o preço apresentam-se bem pequenos, porém, por serem elementos com local determinado na capa de jornal, são fáceis de ser notados e consultados.
As manchetes são os títulos considerados pela redação, como os de maior importância entre as notícias contidas na edição. Visualmente elas contribuem na estruturação das capas do jornal, tornando-as mais atraentes. São estampadas, geralmente, na parte de cima ou no centro da capa e destacadas por letras grandes. Também contribuem para que o leitor crítico possa criar uma imagem da identidade do jornal ou de sua linha de informação. As manchetes, em sua maioria, dão uma ideia geral dos fatos que precedem, mantém consistência com o texto e impressionam, pois em poucos segundos, informações e sensações invadem o leitor.
texto chamada é o elemento que traz a indicação do caderno e o número da página interna onde está impressa a matéria completa. Pode se constituir de frases, fotos ou simplesmente palavras.
As chamadas de capa têm sua localização na primeira página dos jornais, pois remetem o leitor a páginas internas que trazem a notícia ou reportagem completa, em geral, são constituídas por um título e a síntese (resumo) de um texto interno, o conjunto de chamadas na capa de jornal é a vitrine da edição, funcionando para seduzir o leitor à compra e leitura dos textos internos do jornal.
fotografia é outro elemento imprescindível na capa de jornal atualmente, pois quebra a monotonia dos textos e serve como documento dos fatos. Entre as várias funções da fotografia jornalística destaca-se as seguintes: comunica o leitor ao simples olhar de uma parte importante da notícia, desperta a atenção para o assunto, às vezes transmite mais impressões do que as palavras e proporciona variedade às capas, tornando-as atraentes.
As fotos criam um ponto visual, imediatamente percebido pelo leito, e é nele, muitas vezes, que concentra inicialmente a sua atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário