Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Jornal A Notícia produz especial sobre educomunicação para o Dia do Jornalista

O jornal A Notícia do Grupo RBS edita especial sobre Educomunicação para celebrar o Dia do Jornalista no dia 7 de abril de 2013. O especial é produzido no Caderno Anexo Ideias e fala sobre comunicação para educação.




A celebração do Dia do Jornalista, comemorado no domingo (7). A reportagem principal apresenta um assunto que tem tudo a ver com a profissão e também com educação: trata-se da "educomunicação", que estimula o uso das mídias como prática pedagógica dentro das escolas, ou seja, traz o jornal, a reportagem, o rádio e a televisão para dentro da sala de aula.
O MEC, por meio do Programa Mais Educação, que oferece aulas extracurriculares, já adotou a educomunicação como disciplina. A reportagem sugere práticas que podem ser levadas para dentro da sala de aula, como a criação de blogs, rádios web, jornais e fanzines escolares, assim como oficinas de redes sociais e até de roteiros para filmes e documentários.
Anexo Ideias especial conta os bons exemplos do Caic Professor Mariano Costa, da Escola Municipal Pastor Hans Müller e da Fundação Padre Luiz Fachini, todos em Joinville. A iniciativa é da repórter do AN, Caroline Stinghen, que atua fortemente na bandeira A Educação Precisa de Respostas, lançada pelo Grupo RBS em 2012.
– Ao ler sobre 'educomunicação', cheguei à conclusão de que o próprio jornal poderia fazer sua parte. Por que não instigar alunos a desenvolver e criar redações interessantes como projeto de aula? – questionou a repórter, que transformou sua pergunta em ação concreta.
Caroline foi até um colégio de Joinville e deu uma oficina aos alunos, ensinando como entrevistar e produzir um texto jornalístico. Eles encararam o desafio, foram atrás de personagens e contaram boas histórias. O resultado completo pode ser conferido no Anexo Ideias e os textos, na íntegra, feitos pelos alunos, além de galeria de fotos da oficina, também poderão ser acessados na internet, no AN.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário