Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 9 de abril de 2013

A matemática além dos conteúdos curriculares


A cada dia que passa, descobrimos cada vez mais o quão necessária a matemática é em nosso dia a dia. Seu uso é uma constante em nosso cotidiano. Sobretudo, ainda são necessários muitos argumentos para convencer nossos alunos sobre a utilidade da mesma em nossas vidas...

Porém, a questão principal é: Como fazer os estudantes perceberem que a matemática vai além dos conteúdos curriculares, da soma, da divisão, tendo em vista que por várias décadas, o ensino da matemática se resumiu somente em transmissão de um conhecimento aonde o professor é detentor de todo o saber, fazendo uso das regras e fórmulas em suas aulas, apenas para serem cobradas numa avaliação posterior, sem os estudantes terem a real oportunidade de entender o porquê das atividades ministradas pelo seu tutor? Posterior a isso, com o avanço das novas tecnologias, a utilização de computadores e afins em qualquer situação, há uma preocupação dos atuais professores em mostrar a real necessidade do aprendizado da matemática para a vida, faz com que a visão antiga sobre o ensino da matemática comece a ser alterado.

Professores matemáticos, realmente preocupados com o futuro profissional de seus estudantes procuram incansavelmente e encontram inúmeras fórmulas e métodos, para moldar a matemática em uma ciência viva. Deixando transparecer a real utilidade dela na vida pós-escolar desses aprendizes. Fazer com que o aluno entenda que a matemática está sempre presente é de extrema importância para o desenvolvimento de uma carreira promissora no futuro de qualquer cidadão. Com essas referências de ensino, nós professores de matemática, sem exceção, podemos observar e ressaltar com clareza que o melhor aliado para um verdadeiro ensino de matemática, aquele ensino onde o aprendizado ultrapassa os muros da escola, e não termina e nem desaparece no momento em que o estudante conclui uma prova, é a utilização de atividades que contemplem os conteúdos matemáticos, facilitando assim uma melhor compreensão da disciplina em questão. Pois, por toda a nossa vida, fazemos regularmente, todos os dias, diversos tipos de cálculos, sobre preços, pagamentos, etc.

E diante disso, percebemos a necessidade do aproveitamento dessas aulas, principalmente as ministradas nas séries finais do ensino fundamental (que compreende do 6º ao 9º ano) para uma transformação e formação humana adequada. Porém, torna-se então impossível desassociar a matemática do dia a dia de qualquer pessoa. 

Vivenciamos até mesmo de forma oculta, sem nos darmos conta, durante cada passo que damos, em todos os nossos movimentos. Porque com certeza, ela vai estar lá: A matemática. E por essa razão, por ser uma presença inigualável nas necessidades de cada um, torna-se imperativo ao aluno conhecer e aprender mais sobre essa matéria e o que ela tem a oferecer em um futuro não tão distante assim, um futuro no qual o professor tem a capacidade de mudar, não a natureza da matemática, mas o poder de aumentar inexpressivamente, a possibilidade de o aluno compreender, questionar e explorar o objeto em questão, na busca incessante de torná-lo alguém capacitado a enfrentar com compreensão os desafios que se intensificam a cada dia, em cada um de nós.

LEIZI HINERASKE é natural de Foz do Iguaçu- Paraná. Reside em Lages/SC desde 2000. Licenciada em Matemática e Pós Graduada em Educação Matemática, ambas pela Universidade do Planalto Catarinense. Atualmente está se Especializando em “Matemática, Física, Química e a Interdisciplinaridade” pela Faculdade de Ciências do Paraná. Trabalha na área de Educação desde 2007 e é professora efetiva na rede municipal de educação em Lages. Leciona Matemática nas séries Finais do Ensino Fundamental, além de estar integrada ao grupo de professores do Programa Mais Educação, também com a disciplina de Matemática, aonde aborda o tema matemática de maneira diferenciada da matemática trabalhada em sala de aula.

Fonte: http://lendoerelendocl.blogspot.com.br/2013/04/a-matematica-alem-dos-conteudos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário