Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Encontro do Globo discute impacto da tecnologia na educação


O primeiro evento da série "Encontros O GLOBO nas universidades" promoveu um debate entre Isadora Faber, criadora do "Diário de classe" no Facebook para denunciar problemas em sua Escola, e Klaus Denecke-Rabello, Professor e especialista em comunicação digital há 12 anos. Com mediação do jornalista William Helal Filho, editor de Educação do jornal e da revista "Formou!", o evento realizado ontem na ESPM discutiu as influências da era digital na vida dos estudantes.
Uma entrevista com Isadora abriu o debate. Ela falou sobre a trajetória da sua página, que, com menos de um ano, contabiliza mais de 600 mil curtidas no Facebook. A estudante da Escola Básica Municipal Maria Tomazia Coelho, em Florianópolis, contou que a instituição passou por reformas e melhorias após suas denúncias. Mas nem tudo foi fácil. A direção e Professores ficaram contra a aluna, que passou a sofrer ameaças de outros estudantes.
- Acho que nem todo mundo gosta de ouvir a verdade. Os Professores registraram queixas contra mim na delegacia. Fico meio insegura, mas meus pais estão sempre junto, me apoiando - disse a estudante, que já foi acusada de cometer calúnia e difamação.
O Professor Klaus afirmou que Isadora é um ótimo exemplo do uso que pode ser feito nas redes sociais em prol da Educação. Em uma apresentação em que abordou o impacto da era digital nas Escolas e universidades, o especialista destacou a importância dos valores éticos nos tempos atuais.
- Podemos levar aulas ministradas por Professores de ponta para os quatro cantos do mundo. Tempo e espaço ficam suspensos. Tecnologia é meio, nunca fim - destacou o Professor. - A melhora da Educação parte de pontos como a Isadora, que estimulam a rede a falar e pensar.
O "Encontros O GLOBO nas universidades" integra uma série de medidas do jornal voltadas para discutir a Educação brasileira. Além da revista "Formou!", publicada sempre na primeira segunda-feira de cada mês, a página de Educação do site do GLOBO ganhou diversas ferramentas, como a seção de jornalismo participativo "Eu-Estudante", um espaço com vídeos exclusivos e uma janela com ofertas de estágio do LinkedIn.  
Fonte: O Globo (RJ) 28/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário