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terça-feira, 23 de abril de 2013

Protagonismo Juvenil

"O Protagonismo Juvenil é também passar a mensagem da cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade.É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos."

Educadora Evídia Saldanha com os alunos presidentes de sala
Protagonista é o “(...) indivíduo que tem papel de destaque num acontecimento. (Dicionário Houaiss) Já o Protagonismo Juvenil, é a participação da juventude, como destaque, na criação e execução de atividades, projetos ou ações, sob a orientação direta ou indireta de algum adulto. Seja ele um educador ou outro profissional que coordene ações que envolvam os jovens. Para que o protagonismo juvenil aconteça, é necessário que uma “liberdade” que contribui com a troca de diálogos entre os jovens e a sociedade, exista. Esta, por sua vez, contribui para que a ação promovida pela juventude tenha espaço garantido não somente na escola, na rua, ou no bairro, mas em todos os lugares, principalmente aqueles que mais carecem de atenção. Vejamos, nesta coluna, alguns exemplos de Protagonismo Juvenil em diferentes situações na cidade de Fortaleza e no interior do estado. 


DESENVOLVIMENTO

Protagonismo Juvenil na escola
Um bom exemplo de Protagonismo Juvenil acontece nas turmas do Colégio Cícero Nogueira, localizado no bairro do Jardim Guanabara. A Diretora da escola, Professora Evídia Saldanha, criou um projeto que nomeia os alunos em presidentes de sala, tornando-os responsáveis pela prática de cidadania, dentro e fora da escola.

Como funciona o projeto
Os alunos que são nomeados “presidentes” possuem a tarefa de pensar de forma coletiva, dentro de pequenas equipes, qual a melhor maneira de transformar o ambiente em que se encontram. Essa transformação acontece de maneira prática, pois o aluno é convidado a pensar, e exercer uma liderança que fica longe de qualquer imposição. “É preciso educar o jovem para evitar erros no futuro, motivá-lo a pensar e, ajudá-lo também, a ser protagonista de sua própria história, comenta a educadora.

Protagonismo Juvenil no Município de Horizonte/CE
Horizonte, município distante 40 km da capital, possui nas escolas municipais o objetivo principal de democratizar a comunicação e permitir que crianças e adolescentes possam se expressar livremente. Os programas de rádio nas escolas acontecem na hora do intervalo e, por conta disso, os alunos utilizam os equipamentos dentro do ambiente escolar, colocando em prática uma diversidade de ações direcionadas para o público jovem. Já o programa Juventude na Comunicação, apresentado também pelos alunos, é direcionado a todos os ouvintes do município. Com essa prática educomunicativa, os alunos podem atuar através de uma participação construtiva, defendendo os seus próprios direitos e, principalmente, contribuindo para resolver questões da própria comunidade. 

Fonte: Página do Programa O POVO na Educação/ Jornal O POVO - Carlos Eduardo Eagle 23/04/2013 (http://www.opovo.com.br/app/colunas/opovonaeducacao/2013/04/23/noticiasopovonaeducacao,3043336/protagonismo-juvenil.shtml)

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