Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Alunos debatem a violência no trânsito


Estudantes do 5º ano analisam notícias publicadas no Jornal da Manhã sobre as imprudências de motoristas em PG. As crianças também visitaram a Escola Prática Educativa de Trânsito



Duas notícias publicadas na edição de 9 de abril do Jornal da Manhã (Ponta Grossa/PR) foram debatidas nas aulas de Língua Portuguesa das turmas do 5º ano, na Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma, em Ponta Grossa: “Ladrões roubam carros e trocam tiros com a PM durante perseguição” e “Colisão entre caminhão e carro deixa dois mortos”. 
“Percebemos que esses dois acontecimentos chamaram a atenção dos alunos, especialmente porque alguns dias atrás nós estivemos na Escola Prática Educativa de Trânsito de Ponta Grossa (mais informações no site: www.der.pr.gov.br) para o encerramento do curso “Aprendendo e Vivendo”, onde eles aprenderam as regras de comportamento no trânsito”, explica a professora Carla Rodrigues dos Santos, responsável pela atividade junto com as professoras Eva Turek Staichak e Joseliane de Fátima Szesz.

A reflexão e debate sobre o problema aconteceu após a leitura do jornal e levantamento das imprudências encontradas nos textos, tanto as explícitas quanto as implícitas. Esta análise permitiu que as regras aprendidas na Escola de Trânsito fossem relembradas e discutidas pelas crianças. Em seguida, elas produziram um texto opinativo baseando-se na questão: “Por que ainda precisamos ler notícias como essas?” A escrita aconteceu em dupla.

“Os textos ficaram bem ricos e pudemos perceber que os alunos tiveram condições de extrapolar as informações contidas no jornal e realizar inferências após a leitura das notícias. Foi uma excelente oportunidade para refletir sobre o que aprenderam em relação ao comportamento no trânsito e atitudes”, avalia Carla.
A atividade permitiu confrontar a teoria aprendida em sala de aula com a realidade observada nas páginas do jornal, analisar o comportamento dos envolvidos nas notícias e expor a opinião através da produção textual.

Crianças refletem sobre número elevado de acidentes
O trânsito também foi o tema de um trabalho realizado com as turmas do 5º ano na Escola Municipal Catarina Miró, em Ponta Grossa, onde a notícia “Determinação nacional causa mudanças na Guarda Municipal”, publicada no dia 16 de abril pelo JM, foi debatida por retratar um assunto preocupante na sociedade. A reflexão aconteceu nas aulas de Língua Portuguesa das professoras Maria Joaquina do Pilar Domingues e Sandra Mara Schechtel, que esclarecem: “O objetivo foi conscientizar sobre os cuidados no trânsito para evitar acidentes e salvar vidas”. 

As crianças leram o texto e fizeram uma exposição oral sobre o tema. Esta técnica preparou a turma para as produções textuais e para a atividade chamada “Explosão de Ideias”, onde, a partir de um tema central, os estudantes devem encontrar palavras que revelem o que pensam a respeito, ou que estejam relacionadas àquele tema. “Todos participaram com entusiasmo, demonstrando preocupação e expondo seus conhecimentos, e perceberam a necessidade de se evitar acidentes”, afirmam as professoras responsáveis pela atividade.

Fonte: Jornal da Manhã/Vamos Ler 23/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário