- Que aprender? Que ensinar? (2000/01)
- Para que serve a União Europeia? (2001/02)
- O jornal: que futuro? (2002/03)
- Que fazer para proteger o ambiente? (2003/04)
- Como educar para a saúde? (2004/05)
- Como educar para o consumo? (2005/06)
- Ler na escola e no mundo do séc. XXI Como? Quando? Onde? Porquê? (2006/07)
- Que fazer com as novas tecnologias? (2007/08)
- Por que é que a política também é para nós? (2008/09)
- O que é uma república? (2009/10)
"Entre o que poderá servir para caracterizar o espírito do tempo, não é despropositado referir a lista de palavras mais vezes consultadas no motor de busca Google. O ano de 2010, segundo informa o Google Zeitgeist, o serviço do Google que mostra as palavras mais pesquisadas em cada país, tornou evidente o enorme interesse dos internautas pelas redes sociais. Em Portugal, assim como em muitos outros países, elas encontram-se no topo da lista de palavras mais populares.
As redes sociais têm vantagens e inconvenientes. Rentabilizar as primeiras e eliminar ou atenuar os efeitos dos segundos é um sério desafio – também educativo – que se deve colocar a quem nelas participa. Antes, todavia, é preciso conhecer melhor cada rede social, identificar os riscos que verdadeiramente se colocam, particularmente aos seus membros mais vulneráveis, e perceber de que modo o seu uso pode ser benéfico para a comunidade escolar e o trabalho educativo.
É esse trabalho que o PÚBLICO na Escola quer estimular no presente ano lectivo, razão por que As Redes Sociais são o tema do Concurso Nacional de Jornais Escolares de 2010/11".
Fonte: Eduardo Jorge Madureira - Coordenador do Público na Escola
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