Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Participantes do Programa Algar Transforma fecham ano com produções autorais

Como finalização do Programa Algar Transforma no ano de 2010 e uma forma de demonstrar e registrar alguns dos resultados obtidos, os participantes do Programa produziram um jornal, uma revista e um vídeo, todos apresentados oficialmente no dia 8 de dezembro, no Seminário Final de Educação do Instituto Algar (de Minas Gerais).

Para a realização desses trabalhos, os meninos e meninas botaram a mão na massa durante todo o ano. Eles foram estimulados a conhecer, pensar e refletir sobre sua comunidade e também a se expressar, “colocando para fora” sua visão, suas reflexões e seus sentimentos sobre quem são, o que fazem, onde moram.Um dos trabalhos que mais motivaram as crianças foi a Revista Programa Algar Transforma, produzida integralmente por elas, desde as fotos até os textos e a seleção deles.

“O processo para a produção dessa revista contribuiu muito para o desenvolvimento dos participantes, no que tange aos aspectos cognitivos, de convivência, da criatividade, da inventividade e da expressão, além da ampliação de seu universo cultural, bem como o (re)conhecimento e a valorização da comunidade em que vivem”, afirma Ana Carolina Ferreira, responsável pela assessoria educacional do Programa Algar Transforma.

De acordo com Henrique Duarte, um dos educadores sociais do Programa e responsável pela edição e diagramação da revista, o trabalho foi muito satisfatório. “Há um sentimento de realização pessoal muito gratificante vindo deles, já que muitos nunca tinham entrevistado ninguém e muito menos operado uma câmera semi-profissional em suas vidas. Tudo isso sem contar o prazer de trabalhar por um produto em comum, uma revista totalmente autoral. Avalio que os resultados alcançados, tanto os concretos quanto os imateriais, foram bem positivos”, avalia Henrique.

Para ler a Revista Programa Algar Transforma, clique aqui.
Clique aqui e leia o Jornal Teen, também produzido pelos participantes do Programa Algar Transforma, em que eles contam novidades sobre a comunidade em que vivem, fazem charadas, contam piadas e até dão opinião sobre filmes, músicas e grupos artísticos.

Fonte: Instituto Algar

Nenhum comentário:

Postar um comentário