Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Diário na Escola completa 10 anos de existência

O programa O Diário na Escola, do jornal O Diário do Norte do Paraná, completa 10 anos em 2011. Com a coordenação de Ricardo Pastorelli o programa tem ajudado a formar leitores em Maringá (PR) e cidades vizinhas. Confira abaixo matéria de Fernanda Accorsi.

Fernanda Accorsi

"O Diário na Escola", de Maringá, no Paraná, completa 10 anos de trabalho envolvendo Comunicação, Educação, leitura e cidadania. Apostando no potencial dos educadores e com a credibilidade de empresas privadas e autoridades de Maringá e região, o programa leva semanalmente remessas do jornal O Diário do Norte do Paraná até centenas de escolas e milhares de alunos.


Para que o trabalho tenha êxito, os professores são capacitados para serem o elo entre O Diário na Escola e os estudantes, em maioria, de 4ª série. Uma vez que os educadores fazem do impresso mecanismo de leitura, reflexão, debate e transformação social, eles também colaboram com a democratização da informação e dos meios de comunicação. Afinal, muitas crianças não teriam acesso ao jornal se não fosse através da escola.


Retrospectiva

Em 2001, cerca de 500 alunos tinham acesso à leitura supervisionada e contextualizada do Diário. Números recentes, de 2010, demonstram que mais de 10 mil estudantes descobriram como a leitura do jornal pode ser instigante e transformadora através das atividades propostas pelo Diário na Escola. Professores participantes relatam que além de interferir diretamente na aprendizagem das crianças, o incentivo à leitura tem acometido, também, os pais, que se interessam pelo jornal que os filhos levam para casa, após o trabalho em sala de aula. As crianças são, portanto, os multiplicadores do conhecimento.


“A ideia primordial do projeto ‘Diário na Escola’ é fazer com que os estudantes criem gosto pela leitura diversificada, tendo o jornal como objeto de estudo e contribua para o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem mais significativo”, aponta Ricardo Pastoreli, coordenador do Programa desde sua criação.


Capacitação

Foram incontáveis palestras, oficinas pedagógicas, mini cursos oferecidos pelo Diário na Escola aos profissionais da educação inscritos no Programa. Entre eles vale ressaltar o ministrado pela professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-doutora em Lingüística Textual pela Universidade de Campinas (Unicamp), Marilurdes Zanini. O encontro denominado ‘Os textos de circulação social na sala de aula’ enfatizou a importância de levar o jornal para o universo escolar.

Informativo
Em 2007 foi produzido um informativo especial de 24 páginas, abordando todo o contexto do Diário na Escola naquele ano e veiculando textos e desenhos produzidos por crianças de 4ª série, com base nas matérias jornalísticas. Como um dos papéis do Programa é, também, de dar voz aos alunos e professores, o informativo separou uma página inteira para que os estudantes pudessem opinar sobre as atividades que envolveram o jornal e a educação.

Voz à criança

Carlos Renan Teixeira, na época com nove anos, aluno da Escola Municipal Messias Barbosa Ferreira, de Floresta (a 30 Km de Maringá), foi claro e direto ao se expressar. “Nós aprendemos e melhoramos a interpretação de texto. Isso influencia nossa passagem de ano. Participamos de concursos e até ganhamos prêmios. E pelas notícias dá para ter noção do quanto está perigoso ‘lá fora’”, concluiu.

Visitas ao Diário
Quando os estudantes participantes do Programa vêm conhecer a estrutura física do Diário, bem como a rádio Cultura AM, mídia integrante do Grupo O Diário de Comunicação, se deparam com um clima pedagógico-democrático, em que o conhecimento ocorre pela descoberta. Ao caminhar pelos departamentos e fazer o mesmo percurso que o impresso faz diariamente, as crianças percebem como é detalhada a produção e ficam deslumbradas com a quantidade de profissionais envolvidos na concretização do trabalho.

Concursos

Concursos culturais que associam criatividade, reflexão social e atitude são algumas das ações do Programa. O Concurso de Gibi já vai para a 6ª edição e costuma mobilizar centenas de estudantes e seus professores, que também são premiados pela participação. O Concurso de Frases sobre o trânsito é uma iniciativa da Viapar, em parceria com Diário na Escola, e almeja conscientizar as crianças sobre o comportamento no trânsito como fator decisivo na prevenção de acidentes e na preservação da vida. A terceira edição aconteceu em 2010 e obteve mais de 300 inscrições.

Jornalismo de educação
As pautas do Diário na Escola sempre se voltam para a realidade e a necessidade do universo escolar. Entrevistas com especialistas acontecem constantemente. Vale destacar o bate-papo que ocorreu em 2008 entre a equipe do Diário na Escola e o jornalista Maurício Kubrusly, destaque na página jornalística.

Outros nomes como o do cantor Zeca Baleiro, a escritora Lya Luft, a médica pediatra e sanitarista e coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, o Doutor em Comunicação, José Manuel Moran, entre outras referências do cenário da Comunicação e Educação compuseram as páginas do Programa, nesses 10 anos.


Muitas ações ainda estão por vir. A ideia é aprimorar sempre, prezando pela qualidade do trabalho e busca incessante por uma sociedade mais justa e igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário