Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Escolas têm mais internet que biblioteca

Enquanto o investimento feito pelo governo federal em informática possibilita que quase 95% dos alunos de ensino médio estejam em escolas com computadores e acesso à internet, a oferta de laboratórios de ciências e bibliotecas para esses mesmos estudantes é bem menor: 57% e 73,2%, respectivamente.

Os dados constam do Censo Escolar 2010, divulgado pelo Ministério da Educação.

O sistema de internet nas escolas cresceu rapidamente por causa de uma obrigação contratual das operadoras de telefonia que, para renovar a concessão, tiveram de se comprometer a instalar a banda larga em todas as escolas do País.

Já os laboratórios de ciências e as bibliotecas, que são mais simples e baratos, mas dependem exclusivamente de recursos do MEC, andam a passos bem mais lentos.

Dados – Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), apenas 30,4% possuem bibliotecas e 7,6%, laboratórios. Nos anos finais (6º ao 9º ano), 60% das escolas têm bibliotecas e 32,6% possuem laboratório. No ensino médio, o índice é de 73,2 para biblioteca e 57% para os laboratórios.

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP) - 04/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário