As boas práticas de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas pelo Instituto Votorantim no âmbito do Projeto Parceria Votorantim pela Educação tiveram destaque entre as exposições realizadas durante o Encontro de Lideranças da Mobilização, evento realizado em São Bernardo do Campo (SP), em dezembro de 2010.
Conduzida pela representante do Instituto Votorantim, Amanda Aragão, a exposição referente ao Projeto integrou as apresentações realizadas durante a segunda mesa de debates do Encontro. As “Estratégias e ações das empresas para mobilizar seus públicos” foi o tema explorado durante esta atividade.
Amanda Aragão explicou a motivação do Instituto em participar e colaborar com o MEC na expansão da Mobilização Social pela Educação. Pontuou, ainda, os itens norteadores do projeto Parceria Votorantim pela Educação:
- Educação como compromisso de todos
- Lógica da cooperação X Lógica da doação
- Foco na qualidade da educação, considerando abordagem territorial
- Alinhamento a políticas públicas (PDE), com inovação e metodologia
- Empoderamento das comunidades: controle social
Amanda também explicou que a empresa conta com os ativos da capilaridade geográfica de sua atuação em 39 municípios localizados em todas a regiões brasileiras e do compromisso social de seus funcionários para alimentar sua capacidade e mobilização.
Expôs, ainda, que o Projeto Parceria Votorantim pela Educação visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública, por meio da mobilização social e do apoio à gestão pública, para identificação de oportunidades concretas de desenvolvimento da educação pública local. Além de explicar a forma de trabalho do Instituto no âmbito da Mobilização Social pela Educação, enumerou os setores da sociedade envolvidos no Projeto Parceria Votorantim pela Educação.
Destacou, ainda, os parceiros institucionais como o Ministério da Educação, as Secretarias Municipais de Educação, o Movimento Todos Pela Educação e o Canal Futura que atuam de maneira conjunta no desenvolvimento de ações que buscam incentivar a interação família-escola e a melhoria da qualidade da educação oferecida na escolas públicas do País.
A formação dos mobilizadores promovida pelo Instituto Paulo Freire foi outra parceria destacada por Amanda Aragão que ressaltou, ainda, o apoio de representantes do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).
Especificamente sobre as práticas do projeto, explicou como os funcionários, as comunidades e as famílias são mobilizados. Para desenvolvimento dessas práticas, destacou, ainda, o empenho dos membros da equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto.
Amanda também indicou o
Blog Educação da Votorantim para a busca de informações detalhadas sobre o projeto.Fonte: Blog da Mobilização - 03/01/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário