Ambas (na foto ao lado) fazem parte do programa O POVO na Educação, desenvolvido pelo jornal O POVO. O texto foi publicado no jornal, no dia 22/01.
"Nas salas de aula o material reservado à leitura geralmente é encontrado somente nas salas de educação infantil. Por que esse material tão importante some das demais salas, dificultando o acesso dos alunos que crescem e avançam nas séries, deixando um vazio?
Pensando nisso, a professora Ana Maria, juntamente com a supervisora escolar Jaqueline, da Escola Domingos Matias, do município de Paracuru, propôs uma atividade que envolve todos os alunos. Sabe do que estou falando? De um caixa, que passará a ser o Cantinho dos Gêneros Textuais, onde ficam armazenados diversos tipos de textos que podem ser lidos por todos da sala, e até mesmo por toda a escola.
Conteúdo:
Leitura e Produção Textual.
Leitura e Produção Textual.
Objetivos:
Incentivar a prática da leitura e da escrita;
Proporcionar momentos de oralidade;
Trabalhar a socialização e a interação dos alunos.
Incentivar a prática da leitura e da escrita;
Proporcionar momentos de oralidade;
Trabalhar a socialização e a interação dos alunos.
Materiais necessários:
Exemplares do O POVO;
Cartolina de diversas cores;
Canetinhas coloridas;
Lápis de cor;
Gravuras encontradas no jornal.
Exemplares do O POVO;
Cartolina de diversas cores;
Canetinhas coloridas;
Lápis de cor;
Gravuras encontradas no jornal.
Desenvolvimento
1º PASSO
Explique aos alunos sobre o que se trata o trabalho, e que através da participação deles, a turma ganhará um material que ficará por muito tempo na sala como fonte de pesquisa. Fale do que se trata a caixa dos gêneros textuais, e que ela terá textos dos mais variados tipos para leitura. Todos ficarão super animados em querer contribuir com os gêneros que mais se identificam. os textos serão armazenados na caixa e os alunos poderão compartilhar comentários entre si após cada atividade de leitura.
1º PASSO
Explique aos alunos sobre o que se trata o trabalho, e que através da participação deles, a turma ganhará um material que ficará por muito tempo na sala como fonte de pesquisa. Fale do que se trata a caixa dos gêneros textuais, e que ela terá textos dos mais variados tipos para leitura. Todos ficarão super animados em querer contribuir com os gêneros que mais se identificam. os textos serão armazenados na caixa e os alunos poderão compartilhar comentários entre si após cada atividade de leitura.
2º PASSO
A atividade pode ser feita por todos os alunos com a orientação do educador. O próximo passo é avisar que essa caixa ficará durante todo o ano letivo na sala, para que possam usufruir sempre que precisarem. É importante que o professor apresente exemplos de gêneros textuais que são encontrados no jornal. Fica a critério dele utilizar uma aula completa para apresentar esses gêneros, para que não fiquem dúvidas.
3° PASSO
Quando todos já souberem identificar os gêneros, divida a turma em equipes de no máximo seis alunos, e entregue exemplares do O POVO. As equipes ficarão livres para escolherem os próprios textos, ou o professor pode definir um gênero específico para a pesquisa, por
exemplo, uma equipe fica com as Charges, outra com o Artigo de Opinião, a próxima com a Crônica, e assim os gêneros vão sendo identificados.
Quando todos já souberem identificar os gêneros, divida a turma em equipes de no máximo seis alunos, e entregue exemplares do O POVO. As equipes ficarão livres para escolherem os próprios textos, ou o professor pode definir um gênero específico para a pesquisa, por
exemplo, uma equipe fica com as Charges, outra com o Artigo de Opinião, a próxima com a Crônica, e assim os gêneros vão sendo identificados.
4° PASSO
Escolhidos os textos, é hora de recortá-los e colar na cartolina para facilitar o manuseio.Em seguida, dev-se armazená-los na caixa para uma futura leitura.
Escolhidos os textos, é hora de recortá-los e colar na cartolina para facilitar o manuseio.Em seguida, dev-se armazená-los na caixa para uma futura leitura.
5º PASSO
O educador pode lançar o convite para os alunos que queiram decorar a caixa onde os textos serão armazenados. Nesse momento, vale deixar fluir a criatividade, usando lápis de cor, canetas coloridas, e gravuras encontradas no jornal. A caixa deve ser bem reforçada, pois terá
que permanecer na sala, durante o ano inteiro.
O educador pode lançar o convite para os alunos que queiram decorar a caixa onde os textos serão armazenados. Nesse momento, vale deixar fluir a criatividade, usando lápis de cor, canetas coloridas, e gravuras encontradas no jornal. A caixa deve ser bem reforçada, pois terá
que permanecer na sala, durante o ano inteiro.
FINALIZAÇÃO
Com a caixa pronta e os textos armazenados nela, o professor pode fazer várias atividades.Uma delas é pedir para que eles identifiquem os gêneros que ali estão, fazer momentos de leitura com toda a turma e pedir para que comentem sobre os textos que leram. Enfim, é só deixar a criatividade tomar conta do ambiente e fazer várias atividades que envolvam escrita, oralidade e bastante leitura.
Com a caixa pronta e os textos armazenados nela, o professor pode fazer várias atividades.Uma delas é pedir para que eles identifiquem os gêneros que ali estão, fazer momentos de leitura com toda a turma e pedir para que comentem sobre os textos que leram. Enfim, é só deixar a criatividade tomar conta do ambiente e fazer várias atividades que envolvam escrita, oralidade e bastante leitura.
AVALIAÇÃO
Observe o grau de entendimento da turma em relação aos gêneros textuais e como os alunos se comportaram trabalhando em equipe. O professor pode também observar a oralidade da turma,
quando os alunos forem comentar sobre os textos que leram.
Observe o grau de entendimento da turma em relação aos gêneros textuais e como os alunos se comportaram trabalhando em equipe. O professor pode também observar a oralidade da turma,
quando os alunos forem comentar sobre os textos que leram.
Fonte: O POVO na Educação/ Foto: Emanuel Costa - 22/01/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário