Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cantinho dos gêneros textuais

Veja abaixo proposta da professora Ana Maria, da Escola Domingos Matias, do município de Paracuru, no Ceará, para trabalhar com gêneros textuais. Ela fez o trabalho com o apoio da supervisora escolar Jacqueline.

Ambas (na foto ao lado) fazem parte do programa O POVO na Educação, desenvolvido pelo jornal O POVO. O texto foi publicado no jornal, no dia 22/01.

"Nas salas de aula o material reservado à leitura geralmente é encontrado somente nas salas de educação infantil. Por que esse material tão importante some das demais salas, dificultando o acesso dos alunos que crescem e avançam nas séries, deixando um vazio?

Pensando nisso, a professora Ana Maria, juntamente com a supervisora escolar Jaqueline, da Escola Domingos Matias, do município de Paracuru, propôs uma atividade que envolve todos os alunos. Sabe do que estou falando? De um caixa, que passará a ser o Cantinho dos Gêneros Textuais, onde ficam armazenados diversos tipos de textos que podem ser lidos por todos da sala, e até mesmo por toda a escola.

Conteúdo:
Leitura e Produção Textual.

Objetivos:
Incentivar a prática da leitura e da escrita;
Proporcionar momentos de oralidade;
Trabalhar a socialização e a interação dos alunos.

Materiais necessários:
Exemplares do O POVO;
Cartolina de diversas cores;
Canetinhas coloridas;
Lápis de cor;
Gravuras encontradas no jornal.

Desenvolvimento
1º PASSO
Explique aos alunos sobre o que se trata o trabalho, e que através da participação deles, a turma ganhará um material que ficará por muito tempo na sala como fonte de pesquisa. Fale do que se trata a caixa dos gêneros textuais, e que ela terá textos dos mais variados tipos para leitura. Todos ficarão super animados em querer contribuir com os gêneros que mais se identificam. os textos serão armazenados na caixa e os alunos poderão compartilhar comentários entre si após cada atividade de leitura.

2º PASSO
A atividade pode ser feita por todos os alunos com a orientação do educador. O próximo passo é avisar que essa caixa ficará durante todo o ano letivo na sala, para que possam usufruir sempre que precisarem. É importante que o professor apresente exemplos de gêneros textuais que são encontrados no jornal. Fica a critério dele utilizar uma aula completa para apresentar esses gêneros, para que não fiquem dúvidas.

3° PASSO
Quando todos já souberem identificar os gêneros, divida a turma em equipes de no máximo seis alunos, e entregue exemplares do O POVO. As equipes ficarão livres para escolherem os próprios textos, ou o professor pode definir um gênero específico para a pesquisa, por
exemplo, uma equipe fica com as Charges, outra com o Artigo de Opinião, a próxima com a Crônica, e assim os gêneros vão sendo identificados.

4° PASSO
Escolhidos os textos, é hora de recortá-los e colar na cartolina para facilitar o manuseio.Em seguida, dev-se armazená-los na caixa para uma futura leitura.

5º PASSO
O educador pode lançar o convite para os alunos que queiram decorar a caixa onde os textos serão armazenados. Nesse momento, vale deixar fluir a criatividade, usando lápis de cor, canetas coloridas, e gravuras encontradas no jornal. A caixa deve ser bem reforçada, pois terá
que permanecer na sala, durante o ano inteiro.

FINALIZAÇÃO
Com a caixa pronta e os textos armazenados nela, o professor pode fazer várias atividades.Uma delas é pedir para que eles identifiquem os gêneros que ali estão, fazer momentos de leitura com toda a turma e pedir para que comentem sobre os textos que leram. Enfim, é só deixar a criatividade tomar conta do ambiente e fazer várias atividades que envolvam escrita, oralidade e bastante leitura.

AVALIAÇÃO
Observe o grau de entendimento da turma em relação aos gêneros textuais e como os alunos se comportaram trabalhando em equipe. O professor pode também observar a oralidade da turma,
quando os alunos forem comentar sobre os textos que leram.

Fonte: O POVO na Educação/ Foto: Emanuel Costa - 22/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário