O rádio possui um alcance ímpar, por ser ágil, rápido e de fácil entendimento e penetração nos lares. Como meio de comunicação, é aquele que mais se aproxima das pessoas. Locutores conseguem fazem uso da linguagem popular e de recursos sonoros capazes de despertar uma agradável recepção nos ouvintes, trabalhando basicamente com quatro elementos - voz, música, ruídos e silêncio - que combinados conseguem criar imagens que estimulam o cérebro humano.
Ele é, atualmente, multimidiático. Sua transmissão digital permite, além de informações textuais, ser acessível em celulares e televisões conectadas a antenas parabólicas. A Web Rádio, que utiliza tecnologia de ‘streaming’, viabilizou a escuta da programação de emissoras tradicionais de rádio por intermédio do computador. Esta nova fase permite uma mudança nas formas de se produzir educação pelo rádio, que ultrapassa o modelo tradicional e acrescenta outras possibilidades educativas, principalmente porque permite a interação do público.Por estar integrada ao conceito de Educomunicação, a linguagem radiofônica pode proporcionar experiências muito significativas e transformadoras no espaço educacional, aproximando-se dos jovens que nasceram na era da cultura audiovisual, ampliando as possibilidades de expressão.
Para o educador, radialista e coordenador do Programa Nas Ondas do Rádio, da Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo, e presidente do Comitê Gestor da Lei EDUCOM, Carlos Alberto Mendes de Lima (*), “o rádio na escola é um instrumento que permite a expressão comunicativa dos alunos, o intercâmbio de ideias, a melhoria no espaço de convivência e a integração escola - aluno. São benefícios que promovem a Cultura de Paz. Além disso, contribui para o aprimoramento das competências comunicativas dos participantes, principalmente a oral e a escrita.”
A Rádio Escolar, ampliada para o universo virtual através da publicação em podcast, permite que um leque ainda maior de ideias e projetos sejam expandidos na relação educador-aprendiz, auxiliando no processo ensino – aprendizagem. “O Podcast pode ser trabalho com interface midiática, principalmente com o Blog. Neste sentido, a proposta pode ser uma excelente ferramenta na informática educativa para o desenvolvimento de projetos de produção midiática e publicação de conteúdo”, explica Lima.
O radialista acredita que a comunicação tira um pouco da tecnicidade do trabalho desenvolvido na informática educativa e agrega valor pela comunicação e a expressão comunicativa, ou seja, usar as TICs a serviço da comunicação. Neste sentido, ele destaca a necessidade de preparar educadores para o desenvolvimento de projetos educomunicativos nas escolas.
*Carlos Mendes de Lima é meu professor de produção de áudio no módulo de educomunicação, na Pós - Graduação em Tecnologias na Aprendizagem pelo Senac de São Paulo*
O rádio escolar no Brasil
No Brasil, o rádio nasceu educativo, pelas mãos de Roquete Pinto (1884-1954), antropólogo, membro da Academia Brasileira de Letras, cujo ideal humanista era levar cultura e educação a todas as partes do país.
No Brasil, o rádio nasceu educativo, pelas mãos de Roquete Pinto (1884-1954), antropólogo, membro da Academia Brasileira de Letras, cujo ideal humanista era levar cultura e educação a todas as partes do país.
Em 20 de abril de 1923, o antropólogo Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. A programação educativa incluía aulas e palestras de variadas disciplinas, como História, Geografia, Literatura, Física e Química, além de outros eventos culturais, como concertos e temporadas líricas.
Essa emissora é considerada por muitos como a pioneira das rádios piratas, que abriu as portas da legalidade para que no Brasil o rádio fosse livre desde os momentos iniciais de sua implantação. Para Roquete Pinto, essa nova tecnologia devia contribuir como instrumento de cidadania e educação.
Surgiram então emissoras que funcionaram como radioescola, por transmitir conhecimentos para escolas e público em geral. A programação educativa tinha o objetivo de instruir a população, em especial os analfabetos.
A legitimidade e os resultados positivos dos projetos educomunicativos que envolviam o rádio na educação deram origem à Lei Educom, lei municipal 13.941, de 28 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto 46.211, de 15 de agosto de 2005, intitulado ‘Educomunicação pelas ondas do Rádio’, que tem por objetivo assegurar a continuação da filosofia e das metodologias do projeto EDUCOM.RÁDIO nos espaços culturais e educativos do município de São Paulo.
Fique por dentro
‘Streaming’ é o fluxo de mídia, uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes [distribuir conteúdo multimídia através da Internet]. Permite que um usuário reproduza mídia protegida por direitos autorais na Internet sem a violação desses direitos, similar ao rádio ou televisão aberta.
‘Streaming’ é o fluxo de mídia, uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes [distribuir conteúdo multimídia através da Internet]. Permite que um usuário reproduza mídia protegida por direitos autorais na Internet sem a violação desses direitos, similar ao rádio ou televisão aberta.
‘Podcast’ é o nome dado ao arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (Codificação de Áudio Avançado), publicado através de podcasting (o processo) na internet e atualizado via RSS. A palavra é uma junção de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). Sistema de disseminação de informação em larga escala.
Fonte: Blog Vamos Ler do Jornal da Manhã/PR -Texto: Talita Moretto
Nenhum comentário:
Postar um comentário