Artigo: DA MÍDIA-EDUCAÇÃO AOS OLHARES DAS CRIANÇAS: PISTAS PARA PENSAR O CINEMA EM CONTEXTOS FORMATIVOS.
Autora: Monica Fantin
Resumo do artigo:
Olhar a vida através de um filme sobre a infância e entender a relação criança cultura mediada pelo cinema pode se apresentar como um desvio metodológico para pensar uma crítica da cultura contemporânea, considerando os olhares das teorias e os olhares das crianças. A relação entre mídia-educação e cinema pode ser entendida a partir das dimensões estéticas, cognitivas, sociais e psicológicas, inter-relacionadas com o caráter instrumental, educar com e para o cinema, e com o caráter de objeto temático, educar sobre o cinema. Neste entendimento, a narração da experiência das crianças a partir dos filmes que assistem revela o caráter autobiográfico de suas experiências e mostra a singularidade da construção de sentidos. No contexto de uma pesquisa sobre crianças e cinema, esta relação foi analisada a partir do estudo de recepção de um filme com crianças de diferentes contextos sócio-culturais no Brasil e na Itália e a partir de uma intervenção pedagógica com produção de mídias na escola. Neste artigo, a relação mídia-educação e cinema servirá de parâmetro para analisar as falas das crianças, organizadas através da categoria de representação do que é cinema para elas a fim de discutir algumas possibilidades de educação cinematográfica na escola.
Link do artigo completo: http://www.twiki.faced.ufba.br/twiki/pub/GEC/TrabalhoAno2006/da_midia_educacao_aos_olhares.pdf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário