Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Jornal estimula debates sobre meio ambiente

Acompanhando as notícias divulgadas no jornal sobre problemas ambientais, jovens discutem o assunto e aprendem práticas divertidas de reciclagem. Vejam a atividade desenvolvida pela professora Priscila Silvestre Viante, da Escola Municipal Profº Felício Francisquiny, de Ponta Grossa, Paraná, a partir de matérias do Jornal da Manhã. A professora faz parte do Projeto Vamos Ler, de Jornal e Educação.

Os participantes do Projeto Vamos Ler, do Jornal da Manhã, acompanham semanalmente discussões acerca do tema, como é o caso das obras da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Furnas - o aterro sanitário - o qual, de acordo com estudos técnicos, está sendo construído em local inadequado, por estar dentro de área de proteção ambiental, próxima ao Parque Nacional dos Campos Gerais.

Tomando como base essa e outras notícias e discussões publicadas no Jornal da Manhã, a professora Priscila Silvestre Viante, da Escola Municipal Profº Felício Francisquiny, de Ponta Grossa, levou o assunto para a turma do 1º ano do 2º ciclo.

Conhecendo o assunto, os estudantes ficaram encarregados de pesquisar outros textos informativos sobre os problemas que o lixo causa no meio ambiente e fazer um paralelo com o que foi publicado no jornal, para promover um debate em sala de aula.

Os alunos produziram um texto coletivo como síntese do trabalho, ressaltando a importância de reciclar o lixo para amenizar o seu impacto no meio ambiente. “Esta atividade possibilita analisar o texto informativo de forma dinâmica e contextualizada, e proporcionar momentos de discussão sobre como o lixo é tratado em nossa cidade”, explica Priscila.

O trabalho também colaborou para desenvolver habilidades textuais e artísticas, além de promover a conscientização dos alunos sobre os males causados pelo lixo ao meio ambiente.

Enfatizando ainda mais o tema, a professora Priscila pediu aos alunos que trouxessem os jornais antigos para a escola, que esses iriam ser reciclados. E foi o que aconteceu. As crianças aprenderam a reutilizar o papel, neste caso confeccionando ‘pocinhos de jornal’ para dar de lembrança no Dia das Mães.

Priscila comenta que “o interesse da turma foi geral, além de estimular a criatividade e a conscientização sobre a preservação do meio ambiente no qual estão inseridos”.

Fonte: Jornal da Manhã/ Texto: Talita Moretto
Fotos: Escola Municipal Profº Felício Francisquiny
Legenda: Alunos mostram os passos para reciclar o jornal artisticamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário