1)Dinâmica: As várias formas de noticiar
Objetivos:
- Treinar o vocabulário dos alunos
- Instigar a imaginação das crianças
- Apresentar as várias formas de se abordar um fato
- Treinar o vocabulário dos alunos
- Instigar a imaginação das crianças
- Apresentar as várias formas de se abordar um fato
Passos:
a)Dividir a turma em dois grupos.
b)Apresentar uma manchete e pedir para que os grupos a contem de formas diferentes.Os grupos competirão entre si como se fosse uma brincadeira de “batata quente”
c)Quem não conseguir mais formar frases, perde o jogo.
a)Dividir a turma em dois grupos.
b)Apresentar uma manchete e pedir para que os grupos a contem de formas diferentes.Os grupos competirão entre si como se fosse uma brincadeira de “batata quente”
c)Quem não conseguir mais formar frases, perde o jogo.
Exemplo:
Notícia dada pelo professor: Juiz Nicolau é preso novamente
Grupo A
Juiz Nicolau é preso outra vez
Grupo B
Mais uma vez a polícia prende o juiz Nicolau
Grupo A
Polícia prende o juiz Nicolau de novo
Grupo B
Juiz Nicolau vai outra vez para a cadeia
Grupo A
Juiz Nicolau está novamente atrás das grades
Grupo B
Não consegue mais formar frases e perde a brincadeira
Notícia dada pelo professor: Juiz Nicolau é preso novamente
Grupo A
Juiz Nicolau é preso outra vez
Grupo B
Mais uma vez a polícia prende o juiz Nicolau
Grupo A
Polícia prende o juiz Nicolau de novo
Grupo B
Juiz Nicolau vai outra vez para a cadeia
Grupo A
Juiz Nicolau está novamente atrás das grades
Grupo B
Não consegue mais formar frases e perde a brincadeira
2)Dinâmica: Trabalhando com notícias e propagandas
Objetivos:
- Trabalhar a imaginação do aluno
- Apresentar as diferenças entre reportagens e propagandas
- Trabalhar a linguagem escrita e falada
- Trabalhar a capacidade de registrar fatos relatados
- Trabalhar a imaginação do aluno
- Apresentar as diferenças entre reportagens e propagandas
- Trabalhar a linguagem escrita e falada
- Trabalhar a capacidade de registrar fatos relatados
Passos:
a)Professora começa uma história e a turma continua.
b)Depois da história pronta,a professora divide a turma em grupos e cada um produz ou uma notícia,ou uma propaganda sobre a historinha.
a)Professora começa uma história e a turma continua.
b)Depois da história pronta,a professora divide a turma em grupos e cada um produz ou uma notícia,ou uma propaganda sobre a historinha.
Exemplo:
Professora: Era uma vez um menino que tinha medo do escuro
Aluno 1
Um dia ele resolveu dormir de luz apagada
Aluno 2
E a porta se abriu
Aluno 3
Ele ficou com medo
Aluno 4
E um alarme disparou
Aluno 5
E quando a luz se acendeu, o menino havia desaparecido…
Professora: Era uma vez um menino que tinha medo do escuro
Aluno 1
Um dia ele resolveu dormir de luz apagada
Aluno 2
E a porta se abriu
Aluno 3
Ele ficou com medo
Aluno 4
E um alarme disparou
Aluno 5
E quando a luz se acendeu, o menino havia desaparecido…
A partir desta história formada um grupo pode fazer uma propaganda sobre alarmes e o outro uma reportagem sobre um menino que desaparece misteriosamente no escuro.
3)Dinâmica:Trabalhando com os diferentes tipos de caderno
Objetivos:
- Diferenciar os diversos tipos de caderno do jornal
- Trabalhar a capacidade criativa da criança
- Incentivar a interação do aluno com o jornalismo impresso
- Conduzir a criança à leitura
- Trabalhar a capacidade de escrita
- Diferenciar os diversos tipos de caderno do jornal
- Trabalhar a capacidade criativa da criança
- Incentivar a interação do aluno com o jornalismo impresso
- Conduzir a criança à leitura
- Trabalhar a capacidade de escrita
Passos
a)Distribuir reportagens para os alunos
b)Os alunos que receberem reportagens do caderno “Artes” formarão um grupo.Os que receberam matérias do caderno “Brasil” formarão outro grupo e assim sucessivamente.Cabe aos estudantes reconhecerem o caderno do qual provém a notícia para que possam procurar os integrantes da sua “turma”.
c)Após discutirem as matérias no grupo,cada um destes escolherá a mais interessante das notícias para relatarem para o restante da sala.
d)Além da apresentação,cada grupo deverá escrever um texto jornalístico sobre o que apresentou.
e)Ao final,o professor deverá recolher todos estes textos e montar um pequeno jornal da turma,com secções diversificadas como um jornal de verdade.
a)Distribuir reportagens para os alunos
b)Os alunos que receberem reportagens do caderno “Artes” formarão um grupo.Os que receberam matérias do caderno “Brasil” formarão outro grupo e assim sucessivamente.Cabe aos estudantes reconhecerem o caderno do qual provém a notícia para que possam procurar os integrantes da sua “turma”.
c)Após discutirem as matérias no grupo,cada um destes escolherá a mais interessante das notícias para relatarem para o restante da sala.
d)Além da apresentação,cada grupo deverá escrever um texto jornalístico sobre o que apresentou.
e)Ao final,o professor deverá recolher todos estes textos e montar um pequeno jornal da turma,com secções diversificadas como um jornal de verdade.
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