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terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Senac-SP está com inscrições abertas para cursos online

O Senac-SP está com inscrições abertas para mais de 60 cursos. Entre eles, cursos de pós-graduação. Sugerimos abaixo um dos cursos. Veja os detalhes!

Tecnologias na Aprendizagem
Curso de pós-graduação lato sensu que visa preparar profissionais que atuam ou que desejam atuar na gestão e mediação de projetos educacionais em espaços formais, informais, não-formais, integrando o uso das tecnologias da informação e da comunicação aos processos de ensino e aprendizagem.

Pré-Requisitos:
Candidato: ter graduação completa e disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo; Disponibilidade para participar de 3 (três) encontros para avaliações presenciais obrigatórias (sempre agendadas aos sábados) na cidade de São Paulo (SP) e possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

Computador: Acesso à internet (recomendável banda larga); Sistema operacional indows, Mac OS ou Linux; Possuir endereço eletrônico; Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment; Browser de navegação (Internet Explorer, Mozilla Firefox); Mínimo de 512 Mb de memória Ram; Placa de som (on-board ou off-board); Caixas de áudio ou fone de ouvido e Microfone (em caso de conferências de áudio).
Método

Este curso é oferecido no formato a distância. Acontecerá por meio do ambiente virtual de aprendizagem Blackboard, onde são disponibilizadas as disciplinas e seus respectivos recursos didáticos. As disciplinas dispõem de textos base que subsidiam conceitualmente os alunos. As propostas de atividades ancoram-se na interação e colaboração entre os participantes da turma e envolvem pesquisa, elaboração de propostas, exercícios, sínteses, aprofundamento teórico e prático, discussões, registros de percurso, produções coletivas para diferentes mídias e publicações. Também está disponível no curso o recurso de vídeo-colaboração, que permite a comunicação síncrona entre alunos e professores, com recursos de voz, texto e apresentação.

Programa
• Espaços Educativos no Século XXI
O significado da proposta das cidades educadoras frente à consecução de uma sociedade do conhecimento;
A conceitualização de espaços educativos formais e não-formais;
As abordagens do ensino e concepções de aprendizagem.

• Aprender por Projetos
A concepção sociointeracionista da aprendizagem;
A prática dialógica;
A aprendizagem significativa;
A metodologia de projetos.

• Avaliação e Mediação Pedagógica
O marco conceitual da avaliação;
Os modelos de avaliação;
A avaliação da aprendizagem;
Os instrumentos de avaliação.

• Reconhecendo o espaço
A disciplina pensa de que maneira os espaços do ser humano foram sendo modificados pelas tecnologias, alterando os modos de viver, de conhecer o mundo e interagir. Leva os alunos a refletirem também sobre as conseqüentes mudanças de espaços na Educação - nos quais as mediações tecnológicas se fazem cada vez mais presentes – e na Educação a Distância como uma forma organizada de utilizar esse tipo de mediação.

• Consumo e Produção – espaços de aprender e publicar: texto
A disciplina aborda o ciberespaço como lugar de aprendizagem e publicação. Leva o aluno a examinar alguns lugares onde se faz educação a distância, demonstrando como os mesmos podem ser ‘consumidores’ desses espaços. Capacita o aluno a utilizar a Internet para produzir conteúdos, publicando texto.

• Consumo e Produção – espaços de aprender e publicar: áudio e vídeo
A disciplina aborda o ciberespaço como lugar de aprendizagem e publicação. Capacita o
aluno a utilizar a Internet para produzir conteúdos, publicando áudio e vídeo.

• Gestão em educação a distância
Processos de gestão de cursos a distância: planejamento, elaboração, execução e avaliação.

• Educomunicação: espaço de intervenção
Histórico da Educomunicação. Educação formal, Educação não-formal. Programas de
Educomunicação. Tipos de mídia.

• Áreas da Educomunicação: leitura crítica
Leitura crítica de produtos comunicacionais em diversas mídias (impressa, áudio,
audiovisual).

• Áreas da Educomunicação: produção coletiva de mídia impressa e de áudio
Leitura crítica de produtos comunicacionais em diversas mídias (impressa, áudio,
audiovisual). Produção coletiva de comunicação nas mídias impressa e rádio.

• Áreas da Educomunicação: produção coletiva de vídeo
Leitura crítica de produtos comunicacionais em diversas mídias (impressa, áudio,
audiovisual). Produção coletiva de comunicação na mídia vídeo.

• Gestão da Educomunicação
Poder e responsabilidade. Tipos de gestão. Metodologia de Educomunicação.

• Metodologia de Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção
acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema.

Período: Março de 2011 a Junho de 2012
Valor: Formas de pagamento: 21 parcelas de R$ 450,00 ou pagamento à vista com 10% de desconto (Informações sobre outras formas de desconto institucional pelo e-mail posead@sp.senac.br. Os valores são sujeitos a reajuste a partir da 13ª parcela.
Seleção: Inscrição on-line, carta de intenções, análise curricular, análise de documentos e entrevista on-line.
Taxa de inscrição: R$ 50,00
Número de vagas: 35

Coordenação: Adriana Clementino

Docentes:
Prof. Ms. Maria Salete Prado Soares
Graduada em Comunicações pela FAAP e em Letras pela USP. Mestre em em Ciências da Comunicação na ECA/USP, na área de Comunicação e Educação.

Prof. Dra. Adriana Clementino
Graduada em Administração de Empresas com Ênfase em Informática, pós-graduada (lato-sensu) em Administração de Bancos de Dados, Mestre em Educação e Doutora em Educação na Faculdade de Educação da USP.

Prof. Carlos Alberto Mendes de Lima
Radialista e professor de Língua Inglesa da Rede Municipal de Ensino de São Paulo com pós – graduação em Gramática da Língua Inglesa. Coordenador do Programa Nas Ondas do Rádio da Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo e presidente do Comitê Gestor da Lei EDUCOM.

Prof. Ms. André Carrieri
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/USP pesquisador em Linguagem e Educação. Graduado em Comunicação Social da ECA/USP, com especialização em Rádio e Televisão.

Profª Ms Rosângela de Abreu Amadei Duarte
Graduada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é Mestre em Educação: currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutoranda em Educação: currículo na mesma universidade. Atua como Coordenadora Pedagógica em empresa especializada no desenvolvimento de projetos de Educação a Distância para a área Corporativa. Na área Acadêmica, atua como professora em cursos de especialização para o uso de tecnologia na educação.

Prof. Dr. Antonio Alberto Trindade
Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Educação, Fundamentos Teóricos da Educação a Distância, Educação e Comunicação, Fundamentos da EAD Digital, Comunicação Pedagógica.

Mais informações: posead@sp.senac.br

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