Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Projeto "Vamos Ler", de Apucarana, comemora 10 anos

O Projeto Cultural Vamos Ler! comemorou seu aniversário de 10 anos com uma Mostra Cultural, no dia 11/11, no Cine Teatro Fênix, em Apucarana. A Mostra contou com apresentações culturais e premiações.

A Escola Municipal Sen. Marcos de Barros Freire e Marilda Duarte Nolli, de Apucarana, apresentaram uma belíssima coreografia envolvendo o jornal, assim como a Escola Municipal Vida Nova, que, através da dança, fez uma homenagem aos professores.

A Escola Diego Henrique Gomes, de Califórnia, apresentou –em voz e violão- duas paródias confeccionadas pelos alunos da quarta série, falando sobre o jornal Tribuna do Norte e o Projeto Vamos Ler!.
O Vamos Ler! não poderia esquecer das empresas parceiras, que tanto colaboram para a execução do Projeto nesses 10 anos. A Tribuna do Norte ofereceu um prêmio de Responsabilidade Social aos patrocinadores: um troféu confeccionado em vidro e madeira reciclados, em formato de escada com 10 degraus, cada um simbolizando um ano de Projeto Vamos Ler!. A obra foi desenvolvida pela designer Márcia Marques Bittencourt.

As professoras também não foram esquecidas. Como homenagem a todas que participam do projeto, 3 delas foram premiadas por seus trabalhos: em terceiro lugar, a professora Maria Stela Santos, da escola Diego Henrique Gomes, de Califórnia, que desenvolve um belíssimo trabalho com todas as partes do jornal, fazendo músicas, teatros, entrevistas e muito mais. A professora recebeu o prêmio da IHARD INFORMÁTICA, representada pela proprietária da loja, Juliane Damin.

O segundo lugar ficou para a professora Sandra Aparecida Honorato, da escola Municipal Presidente Médici, de Apucarana. Sandra desenvolveu um grande trabalho baseado no caderno Saúde, da Tribuna do Norte. O trabalho contou com pesquisas, enquetes e até a limpeza do bairro e plantio de árvores. A professora recebeu o prêmio da KAIROS INFORMÁTICA, representada por Sidnei da Costa Jr.

Finalmente o primeiro lugar ficou para a professora Hosana Margarete Simonette Alves
Pedroso. Ela desenvolveu uma rádio escolar na escola Alcides Ramos. Através da Rádio, os alunos de toda escola ficam sabendo de notícias atualizadas, lidas e selecionadas pelos alunos das quartas séries, que recebem o jornal Tribuna do Norte.
Dessa forma, socializam o jornal e levam informação a toda escola. A professora recebeu o prêmio de José Nidércio Rabassi, proprietário da Rabassi Informática.

Na ocasião, o Vamos Ler! teve seu livro comemorativo lançado. O livro conta um pouco da história de cada escola participante, além do desenvolvimento do Projeto em cada uma delas. A obra conta também com um resumo do Projeto e depoimento do Coordenador Geral do Projeto Vamos Ler! e Presidente do Grupo Tribuna de Comunicação, Baltazar Eustáquio de Oliveira.

A recepção dos convidados e o cerimonial foram auxiliados pela FACNOPAR.
Fonte: Blog Vamos Ler

Nenhum comentário:

Postar um comentário