Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Haddad homologa novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental

Ministro da Educação Fernando Haddad homologou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental.

Segundo Cesar Callegari, que foi um dos relatores, o parecer CNE/CEB nº. 11 de 2010 publicado no D.O.U. em 9/12/2010 e a Resolução CNE/CEB nº. 7/2010 oferecem orientações curriculares atualizadas que contribuem para a melhoria da qualidade da educação oferecida aos 34 milhões de alunos que frequentam o ensino fundamental.

Entre as novidades, a diretriz para que a alfabetização e o letramento sejam assegurados a todas as crianças até os 8 anos de idade. "Professores, escolas, famílias e autoridades devem oferecer os meios necessários e suficientes para que nenhuma criança seja retida por insuficiência de aprendizagem, especialmente nos 3 primeiros anos que devem ser concebidos como um bloco pedagógico não passível de interrupção. Contudo, o progresso contínuo dos alunos não pode ser transformado em "aprovação automática" e o combate à repetência não pode significar descompromisso com o ensino e com a aprendizagem", afirma Callegari.

Os conceitos, concepções e orientações curriculares contidos nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais foram fruto de discussões em audiências públicas nacionais, apoio dos dirigentes e técnicos do MEC e da Câmara de Educação Básica do CNE, entre outros.

Fonte: Cesar Callegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário