Ministro da Educação Fernando Haddad homologou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental.
Segundo Cesar Callegari, que foi um dos relatores, o parecer CNE/CEB nº. 11 de 2010 publicado no D.O.U. em 9/12/2010 e a Resolução CNE/CEB nº. 7/2010 oferecem orientações curriculares atualizadas que contribuem para a melhoria da qualidade da educação oferecida aos 34 milhões de alunos que frequentam o ensino fundamental.
Entre as novidades, a diretriz para que a alfabetização e o letramento sejam assegurados a todas as crianças até os 8 anos de idade. "Professores, escolas, famílias e autoridades devem oferecer os meios necessários e suficientes para que nenhuma criança seja retida por insuficiência de aprendizagem, especialmente nos 3 primeiros anos que devem ser concebidos como um bloco pedagógico não passível de interrupção. Contudo, o progresso contínuo dos alunos não pode ser transformado em "aprovação automática" e o combate à repetência não pode significar descompromisso com o ensino e com a aprendizagem", afirma Callegari.
Os conceitos, concepções e orientações curriculares contidos nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais foram fruto de discussões em audiências públicas nacionais, apoio dos dirigentes e técnicos do MEC e da Câmara de Educação Básica do CNE, entre outros.
Fonte: Cesar Callegari
Nenhum comentário:
Postar um comentário