Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Programa Jornal Escola e Comunidade, de Santos/SP, com inscrições abertas até 3 de dezembro

No Programa Jornal Escola e Comunidade (JEC), da Tribuna (Santos/SP), o final do ano letivo é o momento em que a equipe recorda as experiências de sucesso com o uso do jornal em sala de aula e se prepara para receber, em 2011, a turma com novos inscritos. Até o dia 3 de dezembro ainda é possível fazer inscrições para participar do JEC em 2011.

Podem integrar o Programa escolas, instituições de ensino e ambientes sócio-educativos em geral, de toda a Baixada Santista. As unidades interessadas devem se cadastrar no site www.atribuna.com.br/jornalescola e preencher um formulário com os dados da unidade. Vale lembrar que o preenchimento não garante a participação, pois todos os inscritos serão avaliados pela equipe do JEC.

Das escolas que compuseram o JEC em 2010, vamos avaliar o desempenho dos professores, as atividades desenvolvidas, assim como o comparecimento aos eventos promovidos e a disposição dos coordenadores de sugerir alternativas que dinamizam o conteúdo programático e fomentam o hábito da leitura. Para quem ainda não participou da iniciativa, será avaliada a proposta de trabalho e utilização do jornal como recurso pedagógico, em campo a ser preenchido no próprio formulário.

Como nesse ano, serão disponibilizadas 100 vagas e cada instituição participante terá direito a uma assinatura diária de A Tribuna, além dos 40 exemplares, distribuídos semanalmente pela rede pacote - que ajudam os professores a viabilizar trabalho proposto por nossa equipe.

Para 2011, a coordenação do Programa optou por dar continuidade ao trabalho desenvolvido. Dessa forma, o JEC continuará a realizar encontros temáticos a cada bimestre e também concursos culturais voltados a estudantes e professores. Os eventos de confraternização ao final dos semestres continuarão a ser feitos, para entreter e integrar, ainda mais, os envolvidos no JEC.

Para a coordenadora do Programa, Carolina Viana Morgado, as atividades desenvolvidas em 2010 foram um sucesso. “Realizamos palestras nas unidades do JEC, trouxemos estudantes de diversas escolas da Região para conhecer A Tribuna. Isso nos motiva a continuar trabalhando para consolidar a visão do jornal como um aliado da Educação”. Segundo ela, a equipe do JEC incentivou as unidades a desenvolverem jornais escolares e a explorarem outros meios de comunicação, como Internet e Rádio, e essas iniciativas devem persistir em 2011.

Fonte: JEC - A Tribuna/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário