O concurso tem como objetivo incentivar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade que contribuam com o desenvolvimento do senso crítico e o compromisso socioambiental dos alunos, a fim de potencializar o papel da escola como espaço de conscientização e mobilização social.
Professores de todo o país podem participar com projetos. Basta que as iniciativas de conscientização envolvam grupos de dois a três professores, em que estejam representadas pelo menos duas disciplinas diferentes. Os três níveis de ensino e as redes pública e particular são contemplados separadamente, totalizando seis categorias, sendo três para escolas públicas e três para as privadas: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Os trabalhos devem ser desenvolvidos dentro dos seguintes temas: Mudanças climáticas, Água e Biomas.
Essa iniciativa faz parte de um projeto maior, a Campanha da Biodiversidade, uma ação que visa a reunir e disponibilizar recursos para contribuir com o trabalho de sensibilizar crianças e jovens sobre os problemas ambientais. Foi inspirada na declaração de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para Edições SM, a atenção voltada ao tema representa uma oportunidade de promover uma reflexão mais ampla a respeito da importância vital da biodiversidade para o bem-estar e para a sobrevivência da espécie humana – e a escola é um espaço essencial para a formação da consciência ambiental.
A campanha mantém conteúdo sobre o tema no site
www.campanhadabiodiversidade.com.br. Nele, os professores encontram sugestões de atividades para diferentes disciplinas e níveis de ensino, assim como indicação de recursos complementares: sites, blogues, vídeos e outros materiais para enriquecer o debate. Profissionais da educação também podem contribuir com informações, conteúdos e links, intensificando a troca de experiências através do site.Fonte: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário