Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fortalecimento de conselhos escolares integra boas práticas de Mobilização Social pela Educação em Jacareí


Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela
Educação realizada em Jacareí, em junho de 2011













Promover o incentivo à interação família-escola-comunidade de maneira articulada ao fortalecimento dos conselhos escolares é uma das estratégias adotadas pelo município paulista de Jacareí para envolver a sociedade em ações que visem à melhoria da qualidade da educação e, do mesmo modo, para sensibilizar os pais e as mães para a importância da atenção dispensada à trajetória de estudos dos filhos. O relato sobre essas experiências e como elas podem colaborar com melhoria da educação, também  em outras localidades, pode ser conferido no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação.

O registro sobre Jacareí que compõe o banco também evidencia as parcerias conquistadas pela gestão do município para reforçar a Mobilização Social pela Educação. As iniciativas sobre o tema coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação têm contado com a colaboração de representantes de instituições religiosas, do comércio e do setor empresarial, como o Instituto Votorantim, entre outros mobilizadores.

As boas práticas de mobilização social pela educação realizadas em Jacareí compreendem, ainda, o envolvimento dos profissionais da secretaria de educação e das unidades de ensino nas atividades de incentivo à interação família-escola e a participação dos mobilizadores na Rede Protetiva de Crianças e Adolescentes, o que facilita o encaminhamento dos estudantes que precisam de apoio social para os setores públicos que podem oferecer soluções para essas demandas.

“O município vislumbrou na mobilização uma estratégia para reforçar a gestão democrática. De fato, os conselhos escolares podem ser parceiros importantes na mobilização. A articulação pode trazer mais consistência para o trabalho desenvolvido nas escolas, dado o potencial dos conselhos escolares para contribuir na gestão das escolas e a possibilidade que um colegiado com participação dos pais traz para a mobilização do segmento”, avalia a sistematizadora das informações que compõem o Banco de Práticas, Joana Borges Buarque de Gusmão.

Acesse aqui a experiência de Jacareí (SP) que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos desse relato podem te auxiliar na replicação dessa prática de incentivo à interação família-escola-comunidade em seu município.


Fonte: Blog da Mobilização

Nenhum comentário:

Postar um comentário