Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Férias na biblioteca, uma opção de lazer e aprendizado


Janeiro é um dos meses das tão esperadas férias da criançada, sempre ansiosas por novidades, descontração, viagens e brincadeiras. Pensando nisso as bibliotecas se preparam para receber esse público. Na verdade, como é de costume, algumas já se organizaram antecipadamente, como aqui em Maringá, mas para as bibliotecas dos municípios da região que ainda não o fizeram, está em tempo.
A biblioteca não deve ser um ambiente de seriedade, reservado apenas ao estudo, e isso se comprova de forma mais acentuada, nesta época do ano. Distantes das salas de aula e das obrigações curriculares, crianças e adolescentes podem continuar a exercitar o hábito de ler, aprender e se deslumbrar com a literatura numa dinâmica mais descontraída e prazerosa.
“Venho todos os dias à biblioteca, é melhor passar a tarde aqui, com os livros e jogos, do que em casa vendo televisão”, relata a estudante de nove anos, Sara Yasmim Melo.
Num período de intensa proximidade desse público, que prefere curtir as férias com a família, é uma ótima ocasião para se apresentar a leitura como uma forma de estar junto, um recurso bem elaborado que oferece prazer às relações com as pessoas com quem estamos.
O motorista, José Roberto dos Santos, levou a filha Natália, de seis anos, para passar uma tarde de férias na biblioteca. “Escolhi pela proximidade de casa, por ser um local seguro e que proporciona além do conhecimento, a diversão”, conta.
Afinal, se em ocasiões especiais como essa, planejamos idas ao parque, ao shopping, ao teatro e ao cinema, por que haveria de ser diferente com as bibliotecas? Ler é um ato social sofisticado que ultrapassa a sala de aula ou a função escolar, é algo que se incorpora e se expressa junto com os outros. E dos momentos mais solitários aos mais criativos, ali está a biblioteca, do mesmo modo que há o cinema, o teatro, a sala de TV, jogos, ou música. Já pensou nisso?
Luiz Gustavo Guasti da Silva tem 10 anos e está passando as tardes das suas férias na biblioteca do Jardim Alvorada, em Maringá, “aqui eu tenho acesso ao computador, leio gibis, revistas, brinco com os jogos, faço amizades e não fico na rua correndo riscos”.
“Aqui na biblioteca da Mandacaru sofremos uma concorrência desleal, pois estamos localizados bem ao lado do shopping, que oferece praça de alimentação, vídeo games, boliche, mas ainda assim nosso público é fiel, e mesmo com a escassez de recursos conseguimos preparar várias oficinas para animar a criançada no mês de janeiro”, avalia a bibliotecária Gilda Lopes Carreira.
Assim, pais e responsáveis que estão recebendo parentes ou amigos dos filhos em casa, por exemplo, podem aproveitar para passar bons momentos na biblioteca da sua cidade. Enquanto isso, funcionários se preparam para receber crianças e jovens da sua comunidade e também de outras, que estão por ali de passagem, curtindo o que as férias oferecem. E com isso a biblioteca cumpre plenamente uma das suas maiores funções, que é a hospitalidade, condição indispensável para o convite à leitura.
Em Maringá as bibliotecas já estão prontas para receber a comunidade durante as férias.
Confira as programações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário