Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Como eu e minha comunidade podemos aparecer no jornal

Estamos compartilhando uma atividade super legal que o Programa Jornal e Educação indica para os seus programas espalhados pelo país e que a Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco, através do  Vamos Ler, de Apucarana/PR, realizou. Vejam como ficou legal!!!




Na Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco,em Apucarana, os alunos orientados pela professora Miriam Cristina da Cruz Ferreira trabalharam uma música chamadapo  “Página de Jornal”, do grupo Cidade Negra,  que  fala de uma pessoa pobre que não quer aparecer nas páginas de jornal como um marginal. Que ela pode mudar sua vida, fazer seu destino e ser notícia de jornal como um pop star, por exemplo. Foi realizado um debate com os alunos: No  jornal há alguma notícia positiva de pessoas muito pobres ou só há notícias falando de violência, pobreza....? Por que isso acontece? Será que uma comunidade pobre não tem seus artistas? Isso é ou não divulgado? Caso não seja, é um problema da imprensa ou das pessoas da comunidade que não vão ao jornal mostrar o que há de bom naquele lugar?

A ideia é incentivar um debate sobre valores e atitudes que são valorizadas e as que são desvalorizadas em nossa sociedade, e incitar os alunos a refletir sobre o modo como querem aparecer no jornal. Depois do debate, é importante fazer um mural com recortes de como a comunidade aparece no jornal e como quer aparecer.

Fonte: Vamos Ler/ Tribuna do Norte (http://www.projetovamosler.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário