Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ONG Criança Segura abre inscrições para cursos a distância gratuitos


A ONG CRIANÇA SEGURA (http://criancasegura.org.br/promove cursos gratuitos a distância sobre prevenção de acidentes com crianças. 

Podem participar profissionais das áreas de educação, saúde, trânsito, social e outras pessoas que atuam na comunidade e que tenham interesse em multiplicar a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes. Instituições de áreas ligadas à infância também podem indicar grupos de representantes.

Para a primeira turma, as inscrições podem ser feitas de 23 de janeiro a 24 de fevereiro, com início do curso previsto para 27 de fevereiro. As outras turmas têm inscrições previstas para os meses de março e maio. Serão disponibilizadas 800 vagas por turma.

O conteúdo inclui dados estatísticos sobre o tema, informações sobre a relação dos acidentes com o desenvolvimento infantil e as medidas de prevenção. Como condição para a certificação, o curso exige a execução de um plano de ação que o participante deve elaborar durante as aulas e aplicar posteriormente na comunidade/área em que atua, além de um relatório de realização.

O curso tem carga horária total de 60h e, para participar, os interessados devem preencher seus dados na página http://ead.criancasegura.org.br/inscricao/. Os inscritos devem ter acesso a um computador com programa operacional a partir do Windows 2003, além de acesso regular à internet, preferencialmente à banda larga.

Confira abaixo o cronograma das turmas. Para as turmas 6 e 7, os interessados devem acompanhar a o início das inscrições na agenda do site.

Curso CRIANÇA SEGURA para Multiplicadores:

Grupos
Inscrições
Início
Turma 5
23 de janeiro a 24 de fevereiro
27 de fevereiro
Turma 6
19 de março a 13 de abril

17 de abril
Turma 7
3 de maio a 31 de maio
4 de junho

Os interessados devem acessar o link http://ead.criancasegura.org.br/inscricao/, preencher seus dados, selecionar o curso CRIANÇA SEGURA para Multiplicadores e aguardar um e-mail de confirmação de inscrição. Na data de início do curso, os contemplados receberão uma mensagem com o endereço da plataforma e as orientações para o acesso. Dúvidas devem ser encaminhadas para mobilizacao@criancasegura.org.br.

Contexto
Os acidentes somados representam a primeira causa de morte e a terceira de hospitalização de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. O acidente é uma séria questão de saúde pública que pode ser solucionada em 90% dos casos com ações de prevenção como a disseminação de informações sobre o tema, mudança de comportamento, políticas públicas que assegurem infraestrutura e ambientes seguros para o lazer, legislação e fiscalização adequada. Segundo dados do Ministério da Saúde, 119.297 crianças foram hospitalizadas vítimas de acidentes e 4.992 morreram (2009). Ao sofrer um acidente grave, a criança pode ter sua vida interrompida ou seu desenvolvimento saudável totalmente comprometido. 
Criança Segura
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças entre 0 e 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger. Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas, Comunicação e Mobilização.
Fonte: Criança Segura

Nenhum comentário:

Postar um comentário