Pesquisa realizada com os profissionais da educação, participantes do Programa “O Diário na Escola”,desenvolvido pelo jornal O Diário do Norte do Paraná (Maringá/PR), em novembro e dezembro de 2011, aponta que o jornal tem sido utilizado nos projetos pedagógicos da escola. De acordo com os educadores de Maringá e região, o trabalho com os impressos despertou nos alunos: 1) mais interesse pela leitura; 2) maior interesse pelos temas do cotidiano; 3) melhor qualidade na produção de texto; 4) melhor interpretação de texto; 5) maior participação nas aulas; 6) melhor relacionamento interpessoal; 7) mais autonomia e autoconfiança; e 8) melhor raciocínio lógico-matemático. De forma geral, os principais pontos positivos ressaltados foram os seguintes:
1- Assessoria pedagógica (oficinas, palestras, reuniões etc) prestada aos educadores.
2- Assiduidade e pontualidade com que o jornal chega à escola.
3- Realização de concursos (promoções culturais) com premiação, que é um fator motivacional.
4- Publicação de eventos culturais e educacionais das escolas e municípios; publicação dos trabalhos de alunos e professores na coluna do programa.
5- Propiciar o debate, a criticidade, a análise do cotidiano e contribuir com o ensino-aprendizagem nas diversas disciplinas.
Veja o que dizem os educadores sobre o trabalho realizado:
“Espero que a equipe do Diário na Escola continue fazendo este trabalho excelente nas escolas, melhorando a formação dos professores com os cursos oferecidos que são ricos em conteúdo.” Prof.ª Kelly Cristina de Aguiar – Escola Municipal Ayres Aniceto de Andrade – Sarandi
“Melhorou o interesse por notícias, pela leitura, pelas informações trazidas pelos jornais, causando interesse pelos pais dos alunos que pediam o jornal para lerem em casa.” – Profas: Cleonice Maria Pereira e Sueli Lanaro – Escola Municipal Rosa Palma Planas – Maringá/PR
“Uma das experiências ocorridas durante o desenvolvimento do projeto O Diário na Escola foi o trabalho com a reportagem sobre a medição de decibéis nas escolas. Os alunos começaram analisar os ruídos da nossa escola, refletindo sobre os malefícios que o barulho alto traz à comunidade escolar. Tal trabalho culminou na produção de HQs na ocasião do concurso.” – Prof.ª Maria Alves da Silva – Escola Municipal Deputado Federal Doutor Ulysses Guimarães – Maringá/PR
“A reportagem feita pelo Diário sobre as mulheres viciadas em drogas trouxe uma discussão valiosa na minha sala, pois realizamos diversos trabalhos, além de um debate maravilhoso, no qual os alunos que passaram por essa situação relataram sobre a experiência vivenciada.” – Prof.ª Kelly Cristina de Aguiar – Escola Municipal Ayres Aniceto de Andrade – Sarandi/PR
“As notícias sobre acidentes de trânsito e meio ambiente sempre foram alvo de curiosidade, as que mais chamaram a atenção dos alunos, em geral. E através delas pude fazer com a turma trabalho significativo para a aprendizagem.” – Prof.ª Silvana Lopes – Escola Municipal Ariovaldo Moreno – Maringá/PR
“O que já acontece: sempre encontros que vem de acordo com nossas expectativas de trabalho.” – Prof.ª Silvana Lopes – Escola Municipal Ariovaldo Moreno – Maringá/PR
“A notícia sobre o menino de 11 anos que morreu ao cair do guarda-roupas, junto com um levantamento sobre os tipos de acidentes comuns entre crianças, podendo levar até à morte, fez meus alunos abandonarem algumas brincadeiras que eles faziam, por temer se machucar ou machucar alguém. Tiveram esse comportamento após debatermos o assunto presente no jornal.” – Prof.ª Maria Aparecida Freitas Santos – Escola Municipal Jorge Faneco – Nova Esperança/PR
“Que continue nos proporcionando cursos, sugestões e possibilidades de trabalho com nossos alunos, podendo sempre colaborar com a melhoria no hábito da leitura e interpretação de textos e consequentemente no ensino-aprendizagem.” – – Prof.ª Maria Rosa Fernandes Inácio – Escola Municipal Oscar Pereira dos Santos - Maringá/PR
Fonte: Blog O Diário na Escola http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2011/12/30/por-que-o-jornal-na-educacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário