A Campus Party – um dos maiores eventos de tecnologia e internet do mundo - chega em sua 5ª edição no Brasil. Ela acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro, no Anhembi, São Paulo, e tem uma grande novidade: o evento Educaparty.
O que é o Educaparty
O Educaparty, que teve sua primeira edição em Valência, na Espanha, é um movimento que visa aproximar a educação dos avanços das recentes inovações em tecnologias digitais. A Fundação Telefônica vai levar um grupo de educadores, especialistas, pesquisadores, gestores e universitários das mais variadas cidades brasileiras para vivenciar a intensa programação e participar de uma programação diferenciada, especialmente elaborada para esse público. Professores de sala de aula, gestores técnicos e especialistas na área de Educação e Tecnologia terão a oportunidade de juntos apreciar as atividades e compartilhar suas experiências e desafios durante o evento, que acontece de 7 a 10 de fevereiro.
O Instituto EducaDigital e o Instituto Tellus estão fazendo a curadoria da EducaParty.
(Informações do site do evento)
O Instituto EducaDigital e o Instituto Tellus estão fazendo a curadoria da EducaParty.
(Informações do site do evento)
Confira abaixo as oficinas que a EducaParty vai oferecer. Para ter mais informações sobre a Campus Party, acesse http://blog.campus-party.com.br/ e sobre a EducaParty acesse http://educarede.org.br/global/educaparty-brasil/home ou http://blog.campus-party.com.br/index.php/category/educaparty/
OFICINAS - EDUCAPARTY
Vídeo de bolso: narrativas audiovisuais com celular
Como aproveitar o repertório audiovisual que geramos no dia a dia para recriar de maneira criativa as relações de ensino e aprendizagem dentro e fora da escola?
Essa oficina traz essa reflexão e propõe práticas de experimentação a partir da produção colaborativa de vídeo com mídias móveis.
Mediadores:
Henry Grazinoli Cineasta e escritor. É coordenador das Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil e escreveu o conteúdo e desenvolveu os exercícios do Portal Tela Brasil, da produtora Buriti Filmes.
Henry Grazinoli Cineasta e escritor. É coordenador das Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil e escreveu o conteúdo e desenvolveu os exercícios do Portal Tela Brasil, da produtora Buriti Filmes.
Aluísio Ribeiro Amaral Cavalcante Coordenador dos projetos Telinha de Cinema e Telinha na Escola, desenvolvidos em Palmas (TO) e Porto Velho (RO) pela Casa da Árvore Projetos Sociais.
Datas: 08 e 09/02
Horário: 17h às 20h
Local: Inclusão Digital – sala 1
Horário: 17h às 20h
Local: Inclusão Digital – sala 1
Mapas digitais e novas formas de representação do espaço
Desde a antiguidade a humanidade tem utilizado mapas como representação do espaço. Ao longo do tempo, essa representação tem variado suas formas, a partir de diferentes técnicas e tecnologias. Hoje, os mapas digitais agregaram avanços e novas formas de busca e representação do espaço.
Mas, e a realidade social, aparece nos mapas?
Essa oficina tem por objetivo vivenciar a experiência de criação de mapas digitais e refletir sobre a representação dos espaços numa sociedade digital em que convive uma multiplicidade de realidades e visões.
Essa oficina tem por objetivo vivenciar a experiência de criação de mapas digitais e refletir sobre a representação dos espaços numa sociedade digital em que convive uma multiplicidade de realidades e visões.
Mediadoras:
Patrícia Azevedo
Coordenadora estratégica do Programa Rede Jovem, no Rio de Janeiro. Entre outros projetos do programa, atua na coordenação do Projeto Wikimapa.
Patrícia Azevedo
Coordenadora estratégica do Programa Rede Jovem, no Rio de Janeiro. Entre outros projetos do programa, atua na coordenação do Projeto Wikimapa.
Regina Helena Alves da Silva
Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, atua nos programas de pós-graduação em História e em Comunicação Social. Coordenadora do projeto Cartografia dos Sentidos do Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG. Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web - INWEB.
Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, atua nos programas de pós-graduação em História e em Comunicação Social. Coordenadora do projeto Cartografia dos Sentidos do Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG. Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web - INWEB.
Datas: 08 e 09/02
Horário: 17h às 20h
Local: Inclusão Digital – sala 2
Horário: 17h às 20h
Local: Inclusão Digital – sala 2
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Recursos Educacionais Abertos: como usar, criar e compartilhar
No atual contexto da cultura digital, a colaboração e a cooperação são valores cada vez mais fundamentais para a sociedade do século XXI. A internet evidenciou uma rede de informação, conhecimento e cultura na qual cada indivíduo passa a ser potencial produtor. E, ao ser produtor, torna-se autor. A era digital possibilita também a troca e o compartilhamento de experiências entre instituições de regiões ou países diferentes. Uma produção educativa antes restrita à comunidade específica de uma escola agora pode estar disponível para o mundo, fazendo parte de uma construção coletiva de conhecimento que evidencie e valorize a diversidade cultural da humanidade. Nesse sentido, a ideia dos Recursos Educacionais Abertos (REA) está baseada na concepção de que o conhecimento é um bem da humanidade e deve, portanto, estar acessível a todos.
Mediadoras: Bianca Santana
Diretora de Educação do Instituto Educadigital. Jornalista e pesquisadora dos usos das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Faz parte da comunidade de Recursos Educacionais Abertos e da Casa da Cultura Digital. Atualmente, é mestranda em Educação na Universidade de São Paulo. Formada pela Faculdade Cásper Líbero, foi professora de Língua Portuguesa na EJA, e já colaborou com a edição de livros e objetos educacionais multimidia nas editoras Ática e Moderna.
Diretora de Educação do Instituto Educadigital. Jornalista e pesquisadora dos usos das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Faz parte da comunidade de Recursos Educacionais Abertos e da Casa da Cultura Digital. Atualmente, é mestranda em Educação na Universidade de São Paulo. Formada pela Faculdade Cásper Líbero, foi professora de Língua Portuguesa na EJA, e já colaborou com a edição de livros e objetos educacionais multimidia nas editoras Ática e Moderna.
Débora Sebriam Professora Mestre em Engenharia de Mídias para a Educação – EUROMIME, por Universidade Técnica de Lisboa – Portugal, Université de Poitiers – França e Universidad Nacional de Educación a Distancia – Espanha. Atualmente integra a equipe do Instituto EducaDigital, a equipe do laboratório de Tecnologia Educacional do Centro Educacional Pioneiro, é gestora de comunicação do Projeto Recursos Educacionais Abertos Brasil e faz parte da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP.
Datas: 09/02
Horário: 17h às 19h
Local: Stand de relacionamento da Telefônica
Horário: 17h às 19h
Local: Stand de relacionamento da Telefônica
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