Temas Transversais: Ética
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Informática e Educação Artística
Artigo: “Os “ismos” do totalitarismo”
Mostrar a imagem do artigo e pedir que os alunos façam uma análise e identifiquem de que assunto irá tratar o texto;
Pedir que eles leiam o primeiro parágrafo do texto;
Perguntar se identificaram o assunto e se está de acordo com a imagem analisada;
Questionar sobre o conhecimento deles sobre Dia Internacional dos Animais;
Pedir que os alunos pesquisem no artigo e compartilhem com os demais;
Fazer um levantamento de quantos alunos na sala possuem animal;
Suscitar o posicionamento dos alunos em relação ao dia;
Construir uma tabela contendo percentual na sala de quem cria animal e a proporção em relação ao gênero e a quantidade;
Pedir que os alunos escolham um animal (quem tiver, pode ser o que cria) e produzam um texto livre sobre o animal esse animal escolhido, contendo o máximo de informações (raça, tipo, classe) ;
Dividir a turma em grupos e pedir que construam uma atividade com os animais dos alunos que compõe aquele grupo. O professor(a) pode sugerir algumas atividades (cruzadinha sobre a classe do animal, caça palavras com nome de mamíferos, sete erros, etc. ) e principalmente acompanhar o processo de produção;
Quando as atividades estiverem prontas e corrigidas pelo professor(a), os alunos de grupos diferentes deverão responder.
Apresentar aos alunos a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS(proclamada em assembleia da Unesco, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978) Propor um debate sobre os artigos que compõem a declaração e a sociedade atual. Questões Norteadoras:
O primeiro artigo da declaração diz que “Todos os animais nascem iguais diante da vida, e têm o mesmo direito à existência”.
- A sociedade torna válido esse direito ?
- É responsabilidade da população seguir os artigos da declaração?
O artigo 6 diz: “O abandono de um animal é um ato cruel e degradante” .
- No Brasil é frequente este ato?
- É correto usar animais em pesquisas científicas?
- Porque os vegetarianos apoiam a campanha da “segunda sem carne” ?
- Qual a principal diferença entre o homem e o animal?
Propor a construção de um mural e panfletos, contendo o material trabalhado em sala, podendo levar o título: “Dia Internacional dos Animais – Não os maltrate”
DICA:
Nas escola em que o acesso a internet for fácil, levar os alunos para fazer as atividades sobre os animais (jogos, pesquisas) no computador.
LINKS SUGERIDOS:
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS
DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS- Jogos, passatempos, multimídia e desenhos para colorir
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/4-outubro-dia-dos-animais.html
Fonte: Jornal A Tarde, 04 de Outubro de 2010. Primeiro Caderno, p.A2. Salavdor/BA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário