Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Programa A Gazeta na Sala de Aula premia melhores jornais escolares

Professores e alunos se reuniram no dia 7 de outubro, em Vitória/ES, para uma comemoração que celebrou a conquista dos melhores jornais escolares do Concurso Jovem Repórter, realizado pelo programa A Gazeta na Sala de Aula, em parceria com o suplemento Gazetinha.

Um dia especial
O embarque nos ônibus, com muitas expectativas, convidava para um dia inteiro de atividades, e era possível ver o brilho nos olhos dos alunos, alguns tendo a primeira oportunidade de visitar a capital do Estado. Ao passar pelo Porto de Vitória, a turma da EMEB Monteiro Lobato, de Cachoeiro de Itapemirim, ficou impressionada com os grandes navios ancorados. A satisfação também foi grande para os alunos da EMEF Marília de Rezende S. Coutinho, de Linhares, ao passar pela Praia de Camburi e avistar o Convento da Penha. Os alunos do Centro Educacional Praia da Costa, da cidade vizinha de Vila Velha, cruzaram a Terceira Ponte e viram de cima seu município, sobre o qual produziram matérias. Lições de vida e momentos que certamente vão ficar marcados na memória de todos.

Após algumas horas de viagem, para os que vinham de longe , as turmas foram recebidas no Shopping Norte Sul para uma cerimônia de premiação, na qual receberam 1200 exemplares dos jornais que produziram. Letícia Lindenberg, gerente de Comunicação Empresarial da Rede Gazeta, recepcionou os presentes com palavras de agradecimento e incentivo, parabenizando os vencedores pelo belíssimo trabalho realizado. A editora Rachel Martins e a repórter Marcella Andrade, da Gazetinha, conversaram com o público sobre a iniciativa do concurso e falaram sobre o próximo passo, que será a participação dos alunos escrevendo para o Blog da Gazetinha durante seis meses.

Chegou então a hora esperada, de entrega dos 1200 exemplares de cada jornal vencedor. Alunos e professores ficaram satisfeitos com o resultado do trabalho, e muitos demonstraram grande felicidade em ter o produto de seu empenho em suas mãos. Após as fotos para a Gazetinha que vai circular no dia 16 de outubro com a cobertura completa do dia da premiação, todos foram convidados para uma sessão de cinema com o filme Meu Malvado Favorito. Não faltaram a pipoca, o refrigerante e o sorriso no rosto. Todos se emocionaram com a história de um malvado homem que transforma sua vida ao adotar três irmãs que viviam em um orfanato.
Após um almoço na praça de alimentação todos embarcaram novamente, dessa vez rumo à Rede Gazeta para uma visita, seguida de lanche e entrega de brindes. Os alunos do Centro Educacional Praia da Costa foram surpreendidos pelo apresentador Mário Bonella, que os convidou para dar uma entrevista ao vivo no programa CBN Cotidiano. Enquanto isso, a turma da EMEB Monteiro Lobato, de Linhares, gravava um jingle para a Rádio Litoral em comemoração ao Dia das Crianças.

Com a mão na massa
A fotografia é uma paixão para muitas pessoas. Mas para Vinícius Amaury Nunes, de 9 anos, aluno do Centro Educacional Praia da Costa, pela primeira vez ela foi um instrumento de trabalho. O fotógrafo-mirim contou que saiu junto com um amigo para fazer fotos na orla da Praia da Costa, além de escrever matéria e fazer entrevistas. A temática desenvolvida por ele foi o aniversário de Vila Velha, município onde sua escola está sediada. “Fizemos uma reunião. A tia pensou com a gente no que podíamos fazer. Resolvemos fazer entrevistas. Nós trabalhamos juntos, com as professoras coordenando”. Vinícius falou ainda sobre como foi receber a notícia de que tinham ganhado o concurso: “Ficamos ‘que nem loucos”. E acrescentou: “Foi super importante porque ganhamos novos conhecimentos. Estou animado para escrever no blog, conhecer outras pessoas.”

A professora Rachel Timóteo, também do Centro Educacional Praia da Costa, relatou que quem levou a ideia para a escola foi a monitora Guiomar Ferreira. “O interessante foi que, no mesmo dia que a Guiomar trouxe a Gazetinha com a proposta do concurso, vários alunos também trouxeram o suplemento de casa. Acertamos então os grupos de trabalho e aproveitamos um projeto que a escola já estava desenvolvendo, chamado ‘Eu, cidadão’. Discutimos na sala de aula as pautas e saímos pela Praia da Costa para abordar as pessoas, que foram muito solícitas. Até alunos de outras escolas deram entrevistas.” Com o objetivo de obter informações para matérias, a escola convidou a Polícia Militar para uma palestra sobre drogas e violência. O processo de produção do jornal foi longo, começou em março. A professora contou que a escola, por já trabalhar com o programa A Gazeta na Sala de Aula, tem um trabalho que se chama “Mural de Novidades”, onde são afixadas a cada segunda-feira matérias de jornal levadas pelos alunos. “Foi no ‘Mural de Novidades’ que divulgamos a notícia de que tínhamos ganhado o concurso. Quando a professora Rachel, responsável pela turma vencedora, chegou à escola após o feriado de 7 de setembro e viu o resultado no mural, foi uma festa. Todos ficaram empolgados. Foi um trabalho muito bom. Depois disso muitas crianças ficaram interessadas.”

Para Ricardo de Souza Pinheiro, de 12 anos, aluno da EMEB Monteiro Lobato, de Cachoeiro de Itapemirim, o que mais marcou foi ver a matéria dele no jornal. “Muita gente participou do jornal. Buscamos falar das coisas boas e dos problemas da comunidade. Cada um colaborou de uma forma”. Ricardo, que entrevistou a professora Rosane sobre a Feira de Ciências, disse ainda que “foi um orgulho muito grande representar o Bairro Alto União e a escola. Todo mundo ficou muito orgulhoso.”

Na EMEF Marília de Rezende Coutinho, de Linhares, as professoras incentivaram que todos participassem, segundo Alice Santos Koppe, de 7 anos. “Fizemos uma reunião e conversamos sobre o que íamos escrever. Eu fiz uma matéria sobre a reforma do Campo do Vasquinho, porque eu moro perto dele. Todo mundo colaborou.” E contou: “No dia que a professora avisou que ganhamos, todos gostaram. Eu me senti orgulhosa porque a minha matéria saiu no jornal.” A professora Maria d’Ajuda Santos, que é mediadora do Laboratório de Informática da EMEF Marília e coordena o jornal da escola, disse que o projeto foi feito com a colaboração da professora Josmari Araujo dos Santos, de Educação Física, que motivou o tempo todo os alunos.
“O legal foi que os pais se engajaram. Os alunos não podiam sair pela comunidade sozinhos, então os pais foram com eles fazer as matérias”. Ela contou que alguns alunos, que de início abraçaram a causa desistiram no meio do caminho, e que eles não os forçaram a continuar. “Os alunos desistentes, depois que souberam do resultado, se arrependeram e disseram que vão participar da próxima edição.”

Confira as escolas que fizeram bonito e mostraram que seus jornalistas são verdadeiros craques:
Categoria 2º e 3º anos
EMEF Marília de Rezende S. Coutinho – Linhares - Jornal Estudantil
Categoria 4º e 5º anos
Centro Educacional Praia da Costa – Vila Velha - Jornal Notícias da Hora
Categoria 6º e 7º anos
EMEB Monteiro Lobato – Cachoeiro de Itapemirim - Monteiro em Foco
Fonte: A Gazeta/ ES - Fotos: Gildo Loyola

Nenhum comentário:

Postar um comentário