O site e a publicação são apoiados pelo Instituto C&A por meio do programa Redes e Alianças. O programa tem o objetivo de promover a cooperação, a convergência e a multiplicação de esforços entre organizações e pessoas, de modo a contribuir para a garantia dos direitos da criança e do adolescente no Brasil. A expectativa é que a publicação, escrita por representantes das ONGs que formam a Rede Andi Brasil, seja lançada em março de 2011.
A Rede Andi Brasil é uma articulação entre organizações não-governamentais com foco na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente e atuação na área da comunicação. A rede é formada por nove organizações (ver lista abaixo) e uma secretaria-executiva.
Na elaboração do livro, cada organização social da Rede Andi Brasil produzirá um capítulo. À medida que os textos forem sendo escritos, eles serão disponibilizados no endereço eletrônico para que as outras organizações possam dar sugestões. Após esse processo, a secretaria-executiva da Rede Andi Brasil e a ONG GIRA Solidário, integrante da rede, coordenarão a edição do material.
O livro foi estruturado com base nos seguintes temas: 20 anos do ECA – do “menor” ao adolescente; dez anos da Rede Andi Brasil; comunicação pelos direitos da criança e do adolescente; redes; jornalistas na rede; análise de mídia; medidas socioeducativas; trabalho Infantil; e conselhos de direitos.
O conteúdo sobre a Rede Andi Brasil revisitará a história da rede, em especial o processo evolutivo de gestão interna, envolvendo princípios de horizontalidade, autogestão e corresponsabilidade. Tal história será contextualizada dentro do campo sociopolítico dos direitos da criança e do adolescente, no qual será abordado o ECA. A intenção é que a publicação sirva como estratégia de disseminação do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) como rede.
O site e a publicação integram o projeto Infância e Imaginário, da Rede Andi Brasil, que visa resgatar a evolução dos direitos da criança e do adolescente no Brasil a partir da implementação do ECA. O projeto considera a importância das estratégias de comunicação e do papel da mídia, situando o trabalho da Rede Andi Brasil nesse contexto. Além da publicação, o projeto prevê a produção de um vídeo e a organização de um encontro de redes.
“A intenção do projeto é discutir o papel da comunicação na defesa dos direitos da criança, tanto no que se refere ao acompanhamento e fiscalização de políticas públicas, quanto na construção do imaginário da criança e do adolescente na sociedade”, explica Ciça Lessa, secretária-executiva da Rede Andi Brasil.
Organizações sociais que compõem a Rede Andi Brasil
*Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância, de Brasília (DF)
* Agência de Notícias da Infância Matraca, de São Luís (MA)
* Auçuba – Comunicação e Educação, de Recife (PE)
* Catavento – Comunicação e Educação, de Fortaleza (CE)
* Cipó – Comunicação Interativa, de Salvador (BA)
* Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência, de Curitiba (PR)
* GIRA Solidário – Promoção e Defesa da Infância e Adolescência, de Campo Grande (MS)
* Instituto Recriando – Inclusão e Cidadania, de Aracaju (SE)
* Oficina de Imagens – Comunicação e Educação, de Belo Horizonte (MG)
Fonte: Fundação Abrinq
Nenhum comentário:
Postar um comentário