Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Rede Andi Brasil produzirá publicação colaborativa sobre os 20 anos do ECA

A Rede Andi Brasil está lançando o site http://10anos.redeandibrasil.org.br/. O endereço eletrônico é uma página wiki, software colaborativo que permite a edição coletiva de textos, e será utilizado na produção de uma publicação sobre os dez anos da rede e os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O décimo aniversário da Rede Andi Brasil foi celebrado em março deste ano, enquanto o ECA completou 20 anos em julho.

O site e a publicação são apoiados pelo Instituto C&A por meio do programa Redes e Alianças. O programa tem o objetivo de promover a cooperação, a convergência e a multiplicação de esforços entre organizações e pessoas, de modo a contribuir para a garantia dos direitos da criança e do adolescente no Brasil. A expectativa é que a publicação, escrita por representantes das ONGs que formam a Rede Andi Brasil, seja lançada em março de 2011.

A Rede Andi Brasil é uma articulação entre organizações não-governamentais com foco na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente e atuação na área da comunicação. A rede é formada por nove organizações (ver lista abaixo) e uma secretaria-executiva.

Na elaboração do livro, cada organização social da Rede Andi Brasil produzirá um capítulo. À medida que os textos forem sendo escritos, eles serão disponibilizados no endereço eletrônico para que as outras organizações possam dar sugestões. Após esse processo, a secretaria-executiva da Rede Andi Brasil e a ONG GIRA Solidário, integrante da rede, coordenarão a edição do material.

O livro foi estruturado com base nos seguintes temas: 20 anos do ECA – do “menor” ao adolescente; dez anos da Rede Andi Brasil; comunicação pelos direitos da criança e do adolescente; redes; jornalistas na rede; análise de mídia; medidas socioeducativas; trabalho Infantil; e conselhos de direitos.

O conteúdo sobre a Rede Andi Brasil revisitará a história da rede, em especial o processo evolutivo de gestão interna, envolvendo princípios de horizontalidade, autogestão e corresponsabilidade. Tal história será contextualizada dentro do campo sociopolítico dos direitos da criança e do adolescente, no qual será abordado o ECA. A intenção é que a publicação sirva como estratégia de disseminação do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) como rede.

O site e a publicação integram o projeto Infância e Imaginário, da Rede Andi Brasil, que visa resgatar a evolução dos direitos da criança e do adolescente no Brasil a partir da implementação do ECA. O projeto considera a importância das estratégias de comunicação e do papel da mídia, situando o trabalho da Rede Andi Brasil nesse contexto. Além da publicação, o projeto prevê a produção de um vídeo e a organização de um encontro de redes.

“A intenção do projeto é discutir o papel da comunicação na defesa dos direitos da criança, tanto no que se refere ao acompanhamento e fiscalização de políticas públicas, quanto na construção do imaginário da criança e do adolescente na sociedade”, explica Ciça Lessa, secretária-executiva da Rede Andi Brasil.


Organizações sociais que compõem a Rede Andi Brasil

*Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância, de Brasília (DF)

* Agência de Notícias da Infância Matraca, de São Luís (MA)

* Auçuba – Comunicação e Educação, de Recife (PE)

* Catavento – Comunicação e Educação, de Fortaleza (CE)

* Cipó – Comunicação Interativa, de Salvador (BA)

* Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência, de Curitiba (PR)

* GIRA Solidário – Promoção e Defesa da Infância e Adolescência, de Campo Grande (MS)

* Instituto Recriando – Inclusão e Cidadania, de Aracaju (SE)

* Oficina de Imagens – Comunicação e Educação, de Belo Horizonte (MG)

Fonte: Fundação Abrinq

Nenhum comentário:

Postar um comentário