Estiveram presentes alunos do curso de Pedagogia, Letras e professores da rede pública e privada.
O evento foi iniciado às 13h com as inscrições e entrega de material. Por volta das 13h30, teve início uma explanação voltada às concepções de leitura ligadas a produção de sentidos exposta pelo bem humorado Professor Doutor em Educação, Ezequiel Teodoro, da Universidade de Campinas (UNICAMP), São Paulo.
“Além da produção de sentidos, fomos para uma área que é a questão da docência e suas responsabilidades para a formação de leitores; o trabalho que as escolas devem desenvolver enquanto elemento de crescimento e participação social”, explica o educador se referindo a palestra que expôs.
Ezequiel ainda abordou a globalização como impulsionador da leitura na atualidade e reforçou a necessidade de haver uma leitura crítica de tudo. “Temos que nos preocupar e desenvolver competências de leitura crítica. Não podemos cair nas mentiras e outras falácias que circulam na sociedade”, complementa.
No intervalo da palestra, os participantes prestigiaram um momento cultural com a apresentação do Grupo de Violão do Movimento Cultural Ecoarte.
Ao final da exposição o professor Ezequiel autografou três dos livros recém-lançados: “Leitura na Escola e na Biblioteca”; “Leitura e Realidade Brasileira” e “Professor de Ensino Fundamental: identidade em jogo”.
Ao final da exposição o professor Ezequiel autografou três dos livros recém-lançados: “Leitura na Escola e na Biblioteca”; “Leitura e Realidade Brasileira” e “Professor de Ensino Fundamental: identidade em jogo”.
O evento e a desenvoltura do palestrante chamaram a atenção dos participantes. “O professor tocou em diversos assuntos que são importantíssimos para nosso dia-a-dia enquanto educadores. Poder absorver esses conhecimentos que o evento e a palestra estão trazendo, ainda mais com o bom humor do palestrante, se torna muito gratificante”, ressaltou a professora de educação infantil Conceição Pereira.
À noite o Professor Doutorando Casemiro Campos (foto), de Fortaleza, palestrou sobre gestão escolar e docência e também lançou novas produções na área da educação.
O professor coordenador do Ler para Saber Mais, Marcos Antonio, falou dos temas que o evento debateu. “O objetivo foi de discutir a formação da leitura para os professores melhorar a qualidade de ensino nas escolas”, explica acrescentando que “os temas são muito atuais. Temos um grande número de analfabetos, o nível de ensino está lá embaixo – comprovado pelos índices. Acredito que essa discussão veio na hora certa para melhorar a qualidade das escolas públicas”, completa.
Fonte: Gazeta do Oeste/ Foto: Edinilto Neves - Mossoró/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário