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segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Projeto Vamos Ler fecha 2012 com 30 mil alunos atendidos



O Projeto Vamos Ler, Programa Jornal e Educação desenvolvido pelo Jornal da Manhã, encerrou as atividades do ano letivo na última sexta-feira (30), com a realização da Mostra Cultural. Já são cinco anos em que o programa está presente na rotina de escolas públicas e privadas, tendo atendido mais de 30 mil alunos em Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Palmeira, Telêmaco Borba e Irati.

Em 2012, o jornal esteve presente em 37 instituições de ensino, possibilitando aos educadores conduzir ricas discussões a respeito da sociedade e desenvolver trabalhos que estimularam uma efetiva participação social. Estas ações estiveram estampadas diariamente na página JM na Educação, dando visibilidade para a opinião dos jovens. Um desses momentos aconteceu em maio quando o professor de Filosofia e Sociologia, Edson Luiz Corrêa Junior, iniciou uma discussão sobre liberdade de imprensa com estudantes do Ensino Médio no Colégio Estadual Eurico Batista Rosas, em Carambeí. “Com as diversas matérias publicadas no Jornal da Manhã, foi possível realizar várias discussões abrangendo a educação fiscal, ambiental e a censura. Dessas discussões, nasceu um projeto de sustentabilidade e outro de análise da realidade, focando questões políticas e sociais. Essas atividades aguçam a curiosidade, o protagonismo e o senso de pertença à escola visto que, muitas vezes, o empenho e resultado de trabalhos dos alunos são publicados no jornal, coloca o professor.
As crianças do sexto Ano do Colégio Marista Pio XII mobilizaram os leitor e internautas com uma campanha em defesa dos animais abandonados. A ideia surgiu após os alunos saberem, através do jornal, que o Ministério Público do Paraná estava exigindo a construção de um Centro de Acolhida e Tratamento de Animais. “Na nossa avaliação, a iniciativa [o Vamos Ler] contribuiu de forma significativa nas atividades, melhorando os hábitos de leitura, ampliando o vocabulário, promovendo a interdisciplinaridade e a socialização. Os alunos aprenderam a selecionar informações, a comparar, analisar e opinar em diferentes contextos, ampliando a capacidade de interpretação do mundo que os cerca”, afirma o diretor geral do Colégio Marista, Irmão Vanderlei Siqueira.
Outros, foram além da leitura, mas foram produtores da informação. É o caso dos jovens do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila (Ponta Grossa). Orientados pela professora de Matemática, Sandra Mara Maciel, com apoio da professora Lídia Teleginslki, eles puderam ver seus textos publicadas em um jornal escolar online (o Função Coruja – FUJA) e no JM, através do projeto ‘Jovem Repórter’. “Eu sempre tive a intenção de não apenas ensinar a Matemática, ou do aluno visualizá-la, mas também de que ele soubesse decifrar e compreender o objetivo da informação, formando o senso crítico, de maneira que ele enxergasse além do que era pretendido e formasse uma opinião a respeito. A facilidade que nossos jovens têm com a tecnologia faz com que nós, professores, também busquemos nos atualizar e, assim, tornar essa troca de conhecimentos mais rica”, destaca Sandra.
O ano encerra com uma excelente soma de ações. Os professores foram contemplados com seis oficinas de formação continuada, em Ponta Grossa e região, além de um encontro diferenciado com a coordenadora executiva do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais, Cristiane Parente; palestra com Clebes de Oliveira, da Masisa do Brasil; palestra com o jornalista e educador, Alexandre Sayad; onze sessões de cinema da atividade ‘Vamos Ler com Cinearte’.

Depoimentos de parceiros 
”Futuro: “A Masisa sente-se honrada por mais um ano de parceria com o Jornal da Manhã e o Projeto Vamos Ler. Juntos temos a certeza de estar contribuindo para o desenvolvimento das futuras gerações”
Clebes Marcos de Oliveira> Coordenador de Responsabilidade Social e Ambiental da Masisa do Brasil 

”Educação: “A parceria com o Projeto Vamos Ler traz inúmeros benefícios para a sociedade e reintera a missão do SESC em proporcionar atividades que contribuam com a melhora da Educação brasileira”
Juliane Morais> Técnica deAtividades no SESC Ponta Grossa 

”Cidadania: “O jornal na sala de aula abriu espaço para a discussão de situações cotidianas da vida em sociedade, levando-os a perceber a responsabilidade e o compromisso de cidadãos”
Irmão Vanderlei Siqueira> Diretor Geral, Colégio Marista Pio XII

”Reflexão: “Projetos de leitura e escrita são o cerne do processo para se aprender ler e entender, escrever e se fazer entender, fazer emocionar, fazer refletir, sentir sede de algo mais para nossas vidas. O “Vamos Ler” contribui para o desenvolvimento do gosto pela leitura, pela reflexão e pela vontade despertada em escrever.”
Maria izabel Vieira> Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa

”Crescimento: “O Vamos Ler contempla o trabalho com os gêneros textuais nos vários suportes existentes, integra uma proposta voltada para a aquisição plena da leitura e escrita, de letramento, numa perspectiva social da escrita e da leitura. O projeto proporciona a oportunidade de exercer sua cidadania ao criticar os fatos colaborando, dessa forma, com o aprendizado visando à qualidade social da educação”.
Zélia Maria Lopes Marochi> Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa

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