Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Miraí (MG) alcança bons resultados no Parceria Votorantim pela Educação



Coral de alunos em Miraí (MG). Crédito: Daniele Pedrosa












A cidade de Miraí, em Minas Gerais, fechou o ano de 2012 com um grande avanço: a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb ficou em 6,6 nos anos iniciais do ensino fundamental e 4,2 nos anos finais. Os números são considerados altos em comparação a outros municípios brasileiros.
Há quatro anos, o Parceria Votorantim pela Educação – PVE atua na região. Com o apoio do poder público, neste ano, o projeto deu ótimos resultados para a cidade. “OPVE em Miraí tem resultados muito positivos. Nós procuramos atender a agenda e as reuniões propostas pela mobilizadora, pelos agentes-chave e pelo grupo gestor”, afirmou a secretária de Educação, Maria do Carmo Oliveira e Silva Trota.
Para comemorar o sucesso das ações, o município realizou, no último dia 4 de dezembro, o Encontro de Mobilização pela Educação, que serviu como encerramento de todas as atividades do Parceria em 2012. Participaram cerca de 500 pessoas envolvidas com o projeto. “Fiquei impressionada com o número de pais de alunos no evento. Tivemos os depoimentos de um desses pais sobre o quanto o projeto ajudou na participação da família na escola de seus filhos”, contou a secretária.
No evento, também aconteceu a premiação do Concurso Tempos de Escola. “Neste ano, a grande evolução foi o aumento da participação dos alunos no concurso, de 130 para 309 redações. Isso se deve à participação de todos os setores da comunidade”, disse Daniele Pedrosa, mobilizadora local.
A partir dos sonhos sobre a escola ideal, retratados nas redações, a equipe do PVE traçou o Mapa dos sonhos. “Pretendo usar o Mapa dos sonhos para trabalhar com os alunos em sala de aula. O material conseguiu retratar a realidade das escolas públicas e de jovens conscientes. Fiquei muito feliz de ter visto esse resultado na minha cidade, de termos alunos assim”, afirmou a secretária.
Daniele também falou sobre seu orgulho em ser mobilizadora do PVE. “Foi muito gratificante trabalhar nesses quatro anos que o projeto atuou em Miraí. A cada ano, nós vimos a evolução e isso me deu cada vez mais estímulo para continuar”, concluiu.
Por Luana Costa / Blog Educação 10/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário