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Alunos do Vamos Ler (PR) |
Aproximação com as novas tecnologias, cursos e
formações online, novas publicações, participação em mais concursos nacionais e
internacionais que reforcem suas marcas. Essas são apenas algumas das ações
previstas pelos projetos ligados ao Programa Jornal e Educação em todo o
Brasil.
Em dezembro de 2012 o Programa Vamos
Ler, desenvolvido pelo Jornal da Manhã (Ponta Grossa/PR) completou cinco anos
de atividades. Para a coordenadora Talita Moretto, todos esses anos de
construção de uma metodologia, preparação de profissionais para o uso de mídia
em sala de aula e a dedicação que tem sido colocada nas ações, fez com que os
professores envolvidos no trabalho se tornassem íntimos dessas novas formas de
ensinar e aprender, utilizando-as em suas aulas em diversos momentos e sem
perder o foco no conteúdo programático. Ela também destaca que em 2012 a
Educomunicação - conceito apresentado aos coordenadores em 2008 pela
coordenação nacional e tornou-se base conceitual para alguns programas - está
mais consolidada e sendo aceita nas escolas. “Os trabalhos desenvolvidos em
sala de aula extrapolando o uso de jornal apenas como material didático estão
realmente promovendo a comunicação no ambiente escolar e social”, destaca.
Para 2013 Talita adianta apenas que o
programa terá algumas ações inéditas e que serão organizados mais encontros
para a formação, com alguns deles exclusivos sobre uso da tecnologia.
“Acreditamos que para um Programa Jornal e Educação ser bem-sucedido hoje, é
necessário trabalhá-lo junto com as novas tecnologias, até mesmo para atingir
os jovens no interesse em ler um impresso”, ressalta.
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Em 2012 o Jornal na Sala de Aula
atualizou o material pedagógico, incluindo o módulo “Mídias”, valorizando a
inclusão das novas tecnologias nas escolas, uma necessidade que a coordenação
nacional do PJE tem discutido com os coordenadores locais. Como destaque, a Escola
Edson Queiroz, de Maracanaú/CE, parceira do programa, e o Jornal Diário do
Nordeste, receberam uma menção honrosa no Concurso Mundial "A
Entrevista dos Meus Sonhos", promovido pela Associação Mundial de Jornais
e Editores de Notícias (WAN-IFRA), que desafiou crianças do mundo inteiro a
escolher uma pessoa importante com atuação no serviço público (como política e
direitos humanos) para entrevistar. A escola escolheu Maria da Penha e
teve o apoio do programa para entrevista-la.
Para 2013, Adriana espera continuar
proporcionando momentos de cultura às escolas parceiras e deve investir ainda mais
na participação em prêmios nacionais e internacionais, além da realização,
junto com o jornal O POVO e a ANJ do Encontro Nacional de Coordenadores de PJE,
em agosto.
Para Edite Moraes, Gerente Executiva
do Instituto José Paschoal Baggio, o Programa Lendo e Relendo com o Correio
Lageano (Lages/SC) realizou grandes ações com as escolas em 2012, como o concurso
Maratona do Conhecimento, que motivou os educandos a fazerem suas produções em
desenho, depois da leitura dialogada de matérias jornalísticas. Também foi
destaque a “Sala de leitura - Gostar de aprender”, onde os estudantes receberam
orientações sobre leitura e interpretação de textos de forma contextualizada e
lúdica com a assistente pedagógica, Barbara Zanoni.
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Educadoras do Lendo e Relendo (SC) |
Para 2013 o programa oferecerá como apoio
pedagógico o curso “Educadores: Educados ou não?” uma forma de motivar os
professores rumo à mudança e principalmente estimular o conhecimento por meio
de textos jornalísticos.
Já o Programa
DM na Sala de Aula, desenvolvido pelo Diário da Manhã (Passo Fundo/RS),
apresentou um grande propulsor para agregar propriedade ao trabalho que estava
sendo feito: o Projeto Contador de Histórias – as travessias do jornalista.
Esta ação pretende levar para a sala de aula o universo jornalístico, com
o objetivo que o interesse pelo conhecimento seja instigado nas esferas da
comunicação e educação. Como resultado, os alunos assumem o papel do jornalista
para produzir o próprio jornal da escola, o Diário da Galera.
Segundo
Fabíola Hauch, uma das coordenadoras do projeto, o DM na Sala de Aula ofereceu
um novo viés para trabalhar o conteúdo jornalístico na escola, e assim,
incentivar a formação de leitores e a cidadania coletiva. Outro ponto foi o
credenciamento de mais escolas ao programa, com 40 instituições participantes
ao final do ano.
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Alunos do DM na Sala de Aula (RS) |
Para
2013, a equipe do DM na Sala de Aula tem por objetivo organizar um cronograma
para aplicar o projeto, pois muitos professores mostraram interesse com a ação.
Além disso, realizar eventos culturais, como apresentações de peças teatrais.
Segundo Ricardo Pastorelli,
coordenador do Diário na Escola, desenvolvido pelo Diário do Norte do Paraná
(Maringá/PR), o projeto finaliza o ano com a certeza de que conseguiu oferecer,
através dos encontros pedagógicos promovidos, subsídios teóricos e práticos aos
profissionais da educação parceiros, para a utilização do jornal como recurso
interdisciplinar.
Pastorelli ressalta a última palestra
“O jornal na Prova Brasil”, ministrada pelo prof. Dr. Renilson José Menegassi,
que trouxe importantes discussões de como trabalhar as habilidades de leitura,
escrita e oralidade nos gêneros textuais da esfera jornalística e compreender como
isso é cobrado nas avaliações oficiais do MEC. “A participação dos educadores e
alunos nos concursos culturais e no envio constante de trabalhos produzidos, a
partir da leitura do jornal em sala de aula, para publicação nas colunas do
programa e nas redes sociais também têm demonstrado a seriedade dada ao Diário
na Escola”, destaca.
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Alunas do Diário na Escola (PR) |
Os números do Ler e Pensar,
desenvolvido pela Gazeta do Povo e pelo Instituto GRPCOM (Curitba/PR)
impressionam: 52 municípios, 561 escolas públicas, privadas e ONGs, 3.640 professores
e mais de 110.000 alunos. Mas o que há de grande em termos numéricos também há
em termos de compromisso com a formação dos educadores, pesquisas e resultados.
Em 2012 o projeto publicou 11 edições do suplemento Boletim de Leitura Orientada (BOLO), distribuiu centenas de exemplares do livro “Leitura: o mundo além das palavras”, fruto da parceria entre professores universitários e de escolas, compartilhando ações e reflexões sobre leitura e escrita; distribuiu o Guia de Orientação do Ler e Pensar para os educadores entenderem melhor um jornal e como trabalhar com ele; e as apostilas dos 10 cursos de formação continuada para professores. Todos os cursos na modalidade de ensino a distância para conseguir atender a demanda: O jornal e suas possibilidades criativas e inovadoras; Alfabetização e letramentos com o jornal; Leitura crítica da mídia; Jornal escolar; Leitura, interpretação e produção de textos com o jornal; Gestão e avaliação de projetos; Hemeroteca; Imagem e notícia - intertextualidade por meio do jornal; Ler e contar histórias com o jornal e Dramatização da notícia. Os concluintes foram certificados pela Universidade Tuiuti do Paraná e o documento é aceito pelas secretarias de Educação, contribuindo para a progressão de carreira dos professores.
Em 2012 o projeto publicou 11 edições do suplemento Boletim de Leitura Orientada (BOLO), distribuiu centenas de exemplares do livro “Leitura: o mundo além das palavras”, fruto da parceria entre professores universitários e de escolas, compartilhando ações e reflexões sobre leitura e escrita; distribuiu o Guia de Orientação do Ler e Pensar para os educadores entenderem melhor um jornal e como trabalhar com ele; e as apostilas dos 10 cursos de formação continuada para professores. Todos os cursos na modalidade de ensino a distância para conseguir atender a demanda: O jornal e suas possibilidades criativas e inovadoras; Alfabetização e letramentos com o jornal; Leitura crítica da mídia; Jornal escolar; Leitura, interpretação e produção de textos com o jornal; Gestão e avaliação de projetos; Hemeroteca; Imagem e notícia - intertextualidade por meio do jornal; Ler e contar histórias com o jornal e Dramatização da notícia. Os concluintes foram certificados pela Universidade Tuiuti do Paraná e o documento é aceito pelas secretarias de Educação, contribuindo para a progressão de carreira dos professores.
Das escolas
que fazem parte do Ler e Pensar, 54,26% registraram
aumento de IDEB e 69,23% dos
municípios com escolas cadastradas obtiveram o mesmo resultado; 95% dos professores respondentes
da Pesquisa Anual do Projeto, afirmam que o Ler e Pensar pode contribuir para o
aumento da nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em sua
escola.
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Ler e Pensar é apresentado ao ministro Mercadante, em Brasília |
No dia 22 de novembro, em Brasília, o
Ler e Pensar foi apresentado ao
Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, como exemplo de um projeto bem
sucedido e referencial de todos os Programas de Jornal e Educação no Brasil
associados à ANJ – Associação Nacional de Jornais e ainda recebeu pelo segundo
ano consecutivo a Certificação ONU pela contribuição ao Objetivo do Milênio 2 –
Educação Básica de Qualidade para todos.
Miriam Marinovic, do Jornal Cidade de Rio Claro (SP), afirma que o
ano para o projeto foi muito produtivo. “Inauguramos um auditório novo que
permitiu mais comodidade para todos os professores participantes e para a
equipe e contamos também com ótimos palestrantes que enriqueceram o curso”,
afirma, destacando ainda que conseguiram fazer uma avaliação mais completa dos
trabalhos dos professores, que este ano foram obrigatórios. Miriam ressalta que
o hábito de leitura já se tornou realidade em muitas escolas e que o Concurso
Cultural Jornal Cidade mostra o quanto o trabalho tem sido significativo.
Para 2013, o projeto deve focar em uma diversidade menor de
público e buscar mais apoio das empresas a fim de atender a grande quantidade
de escolas que buscam a parceria do jornal.
Em 2012 o
Programa Jornal Escola Comunidade, desenvolvido pelo jornal A Tribuna
(Santos/SP) conseguiu não apenas conquistar os educadores, mas grupos de alunos
interessados em fazer o jornal acontecer dentro das escolas, segundo sua
coordenadora, Carolina Morgado: “tivemos grupos teatrais, publicações
impressas, comunidades virtuais e até mesmo redes de comunicação que deram
certo. Prova de que o nosso trabalho junto às comunidades tem funcionado muito
bem”.
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Vida saudável
foi o tema que norteou as ações de 2012 do Programa Gazeta na Sala de Aula,
desenvolvido pelo jornal A Gazeta (Vitória/ES) há 17 anos. Segundo sua
coordenadora, Cristina Barbiero, muitas escolas das redes municipais parceiras
passaram a promover a alimentação saudável, ao adotar novas práticas como
proibir a venda de alguns produtos industrializados e criar um cardápio mais
saudável na merenda. “Nas oficinas desenvolvidas com professores tratamos de
assuntos como a importância de ter uma alimentação saudável aliada a atividades
físicas, hábitos e estratégias para estar de bem com a vida, entre outros”,
destaca Cristina.
A grande inovação em 2012, porém, foi o novo site do programa (www.agazetanasaladeaula.com.br), que estabelece um contato mais próximo com os profissionais da área educacional, possibilita o contato com a coordenação (canal aberto com o internauta), divulga notícias, fóruns, ações e eventos a serem realizados, além de fornecer sugestões de trabalho.
Cristina
ressalta que a avaliação do programa pelos professores e monitores tem sido muito
positiva, em torno de 92%, segundo pesquisa realizada com os participantes. Em
relação à abordagem do tema do ano, a equipe recebeu relatos de contribuições
efetivas para a vida dos participantes, das escolas, dos alunos e de seus
familiares e, por consequência disso e solicitação dos participantes, em 2013 o
tema Vida Saudável continuará, dessa vez abordando o aspecto da vida
comunitária.
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Alunos do A Tarde Educação (BA) |
As escolas que fazem parte do Programa
A Tarde Educação, desenvolvido pelo jornal A Tarde (BA), realizam atividades
semanais e as áreas de conhecimento que mais usam o jornal são Língua
Portuguesa, História, Matemática e Ciências. Para a coordenadora Luciane
Alcântara um avanço percebido ao longo do trabalho com o programa foi a
utilização do jornal pelos alunos mesmo quando não havia atividades sugeridas
pelos educadores, além de um maior número de jornais criados por eles e melhora
em sua leitura e produção textual. Além disso, percebeu-se também a importância
atribuída pela escola ao meio jornal para educação e construção da
cidadania e uso das mídias pelos estudantes como fonte de informação.
O programa A Tarde Educação é o maior
do Brasil hoje e, por isso, usa bastante a plataforma online para sua formação.
Em 2012 o que se pode destacar de avanço, segundo Luciane foi o processo de
inscrição nos cursos, que tornou-se mais ágil; o conteúdo, apresentado de forma
clara e coerente, as propostas de formações, que são sempre pertinentes com
relação a realidade das escolas e os temas tratados de forma prática. O que
precisa ser pensado para 2013 é no acesso daqueles professores que não possuem
internet em casa e dependem apenas da escola e a quantidade de jornais por
escola, já que a demanda é muito grande. Por isso Luciane está programando com
a equipe uma formação semi-presencial, além de projetos que deem um
suporte maior aos educadores.
Em
2012 o Programa O Liberal na Escola, desenvolvido pelo jornal O Liberal (PA),
único da região Norte, atendeu 13 municípios; 243 escolas; 34.278 alunos e
1.414 professores. Foram distribuídos 5.077 exemplares de jornal por semana,
que totaliza em média 25.385 exemplares por mês.
A
parceria com a Empresa Viação Monte Cristo e a Secult/SIM possibilitou seis
visitas coordenadas ao Complexo de Museus Feliz Lusitânia; em parceria com o
MPEG -Museu Emilio Goeldi houve visita a sete momentos do Programa Natureza com
ida ao Parque Zoobotanico e Espetáculo Teatral/Pedagógico abordando as
temáticas da educação ambiental, sustentabilidade e preservação e, a parceria
com a Fundação Rômulo Maiorana, proporcionou a cinquenta escolas visitas monitoradas ao maior salão de
arte do Norte/Nordeste: ArtePará 2012.
Foram
ofertadas ainda formação continuada a 120 professores em vários municípios do
Estado envolvendo temáticas relacionadas ao uso do jornal como recurso
pedagógico e, para 2013, 65 novas escolas serão inseridas ao programa.
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Alunos e educadores de A Tribuna na Escola (SP) |
A Tribuna na Escola também
tem uma parceria com o SINEPE (Sindicato das escolas particulares) nas seguintes
ações: Participação como expositores no 2º Congresso Educacional das Escolas
Particulares, com stand para distribuição de material pedagógico e orientação
do trabalho com o jornal na Educação e representação do Programa A Tribuna na
Escola, na Comissão de avaliação de Projetos Educacionais do Prêmio “Sinepe em
Ação”.
Para Maria Tereza, os
desafios para 2013 serão principalmente o incremento das formações para os
professores e a realização de um seminário sobre A Produção do Jornal Escolar,
demanda observada através da procura de orientações dos professores para esta
prática pedagógica. Em dezembro de 2012 o Programa Vamos
Ler, desenvolvido pelo Jornal da Manhã (Ponta Grossa/PR) completou cinco anos
de atividades.
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Alunos do Ler para Saber Mais (RN) |
Com o objetivo de formar o leitor
crítico utilizando o jornal na sala de aula e ajudar os professores a criar nos
alunos o gosto pela leitura, abrindo o diálogo para outras leituras além do
jornal, o programa Ler para Saber Mais, realizado pelo jornal Gazeta do Oeste (Mossoró/RN) realizou em 2012 atividades que
contribuíram para a formação do leitor. O jornal esteve presente nas salas de
aula diariamente e contribuiu para que houvesse uma compreensão maior tanto do
conteúdo que ele trouxe, quanto dos conteúdos das disciplinas escolares. Foram atendidas 18 escolas, atingindo 4.841 alunos e 193 educadores de Mossoró e de
mais 3 municípios vizinhos.
Segundo o coordenador Marcos Oliveira, além da formação oferecida aos educadores e a participação em concursos nacionais e internacionais em 2012, o programa realizou o Seminário Ler Para Saber Mais, cujo objetivo é promover uma discussão acerca de temas atuais na área de Educomunicação e leitura. Para Marcos, o programa teve um êxito muito grande no ano, medido pela quantidade de atividades enviadas para publicação no Caderno Escola, encarte semanal da Gazeta do Oeste. Ale´m disso, os professores destacaram que o jornal também serviu de ponte para aproximar a família da
escola, já que alguns pais pediam para o filho levar o jornal para casa. Isso mostra a importância do veículo de
comunicação como instrumento de promoção da leitura e de compreensão do mundo,
fazendo o aluno ler não apenas o conteúdo que ele traz, mas também a realidade
que o cerca.
Para
2013, o programa pretende trabalhar um tema em cada semestre, promovendo a
formação continuada dos professores, além do 4º seminário Ler para Saber Mais,
objetivando discutir estratégias de leitura que possam ser levadas para as
salas de aula, ampliar o atendimento às escolas, o acompanhamento e
monitoramento das atividades e dos projetos desenvolvidos. Outro foco de ação será a promoção de intercâmbio de experiências com
as escolas participantes, oportunizando a troca de ideias, a socialização de
trabalhos de professores e alunos.
Para Suéller Costa, jornalista responsável pelos projetos
Mogi News Cidadania – Ler para Saber Mais e Diário do Alto Tietê - Formando o
Cidadão do Futuro, do Grupo Mogi News de Comunicação, as ações realizadas ao
longo deste ano reafirmam o compromisso dos educadores com essa iniciativa que, segundo eles, é uma proposta que veio para ajudar a melhorar o
sistema de ensino.
Em 2012 os projetos trabalharam com as escolas municipais de Arujá, Biritiba Mirim e Poá, de São Paulo, atendendo 61 unidades, 20 mil alunos e 800 professores. Além de formações mensais para os professores, a equipe responsável pelo programa visitou as unidades escolares para registrar o trabalho realizado por parte dos estudantes e divulgar o seu engajamento nas páginas semanais dos jornais, às quartas, e nos suplementos infanto-juvenis Newszinho e Diarinho, publicados aos domingos.
Em 2012 os projetos trabalharam com as escolas municipais de Arujá, Biritiba Mirim e Poá, de São Paulo, atendendo 61 unidades, 20 mil alunos e 800 professores. Além de formações mensais para os professores, a equipe responsável pelo programa visitou as unidades escolares para registrar o trabalho realizado por parte dos estudantes e divulgar o seu engajamento nas páginas semanais dos jornais, às quartas, e nos suplementos infanto-juvenis Newszinho e Diarinho, publicados aos domingos.
Para Suéller, o mais interessante é que os professores fazm muito além do que as formações propõem ao criarem as suas próprias ações, como exercícios diferenciados, dinâmicas para
promover o conhecimento dos jornais utilizados e atividades criativas para
despertar o incentivo à leitura, o conhecimento, a constante atualização e o
interesse pelos jornais. Além disso, muitas escolas já
produzem os seus murais informativos, boletins internos e jornais e ainda
promovem concursos internos, como de “Redação” e “Fotografia”.
Para valorizar o trabalho dos educadores foi criado o Prêmio Grupo Mogi News Professor Cidadão, que premia os projetos que apontam
as práticas pedagógicas que fazem a diferença no cotidiano escolar. Em sua
oitava edição, neste ano, várias propostas direcionadas ao uso do jornal se
destacaram.
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