Com um grupo de 20 alunos que estudam da 7ª série do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, elas estão lançando, neste final de novembro, 550 exemplares do “Purcina Informa”, veículo de comunicação que pretende manter o público da escola bem informado sobre assuntos da sala de aula, da escola e até da cidade, da região e do país.
A princípio, os alunos trabalharam em sala de aula com a professora de língua portuguesa Cristina Maria Especalquis. Ela abordou a importância social dos veículos de comunicação e ensinou as diferenças entre notícias, reportagens, artigos, crônicas e a importância da fotografia para o jornalismo.
Após essas aulas, os alunos participaram de reuniões na biblioteca. Nessas ocasiões, foram divididos em grupos de repórteres, fotógrafos, revisores, paginadores e até a equipe comercial, que ficou responsável pelos anúncios. O trabalho durou um mês. A proposta, que nasceu no ano passado, é que os alunos façam três edições por ano.
PRA MELHOR
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A melhoria do desempenho dos alunos participantes do “Purcina Informa” é atestada pela professora Ana Paula Simões Gervásio. “É mesmo possível notar a melhora dos alunos a partir do trabalho com jornal. Na biblioteca, por exemplo, o aumento no registro de empréstimos por parte desses alunos é considerável. Nós temos que parabenizá-los e dizer que acreditamos que a leitura pode mudar a vida deles", defende.
JORNAL E BLOG
Na capa do “Purcina Informa” há uma manchete e cinco chamadas. Nas páginas internas, os leitores encontram notícias sobre eventos da escola. Há uma entrevista do tipo perfil com um dos professores, mais poemas, piadas, horóscopo e frases para reflexão.
Notícias sobre esporte, sustentabilidade e oficinas culturais também têm destaque no informativo.
Como o jornal tem poucas edições anuais para o volume de trabalho e a vontade dos estudantes, eles sentiram a necessidade de criar o blog "Jornal Purcina Informa" (jornalpurcinainforma.blogspot.com). Trata-se de uma página na internet para divulgar mais opiniões, poemas e todos os eventos escolares.
A página é administrada pelos estudantes com frequência. "Eles entenderam a importância de estar em várias plataformas, não só no impresso. Há necessidade de integração no mundo virtual, que é onde eles mais ficam", relata a professora.
HISTÓRIA
O “Purcina Informa” existe desde novembro de 2010. Foi criado para estimular a leitura dos alunos. A escola conta com verba do governo estadual para fazer a publicação.
Ontem pela manhã, enquanto esta página estava sendo finalizada, os estudantes do Purcina faziam uma visita técnica à Folha da Região. O objetivo é estimulá-los ainda mais a prosseguir no projeto daquele jornal escolar.
Durante sua fala aos estudantes, a coordenadora do Ler para Crescer, a jornalista Ayne Regina Gonçalves Salviano, fez questão de ressaltar a abertura de espaços nos veículos da empresa de comunicação para participação do público.
‘Purcininha’ atenderá público infantil
Outro projeto de leitura da escola estadual Purcina Elisa de Oliveira é o gibi Purcininha. O trabalho é novo e também foi desenvolvido pelos alunos de 7ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio.
"Era preciso criar uma estratégia para estimular a leitura pelos mais novos e também para aqueles que acham a leitura do jornal um pouco mais difícil. Pensamos, então, no gibi, que tem uma linguagem fácil e o atrativo de várias imagens", conta a professora responsável pelo projeto Elaine Cristina de Almeida, da Sala de Leitura.
A personagem principal é Purcininha, referência direta ao nome da escola. Ela busca assuntos relacionamos à melhoria da qualidade de vida.
PROXIMIDADE
Outros personagens como coordenadores e professores também fazem parte do gibi. "Procuramos fazer as personagens o mais próximo da realidade para facilitar a compreensão. Fizemos os desenhos no papel e depois passamos para o computador, preocupados sempre em manter o mais verdadeiro possível", afirma o aluno responsável pelo projeto gráfico, Cayque Trevisan Flamarini.
As histórias baseiam-se em situações que acontecem constantemente na escola. Os assuntos são discutidos em reuniões durante os encontros na Sala de Leitura. "Queremos encontrar uma maneira de passar algum tipo de aprendizado a partir daquilo que acontece na escola e também no mundo", comenta Elaine.
A primeira edição, com quatro páginas e 550 impressões, mostra a história de um garoto que não tinha atitudes muito sustentáveis e jogava lixo no pátio da escola. A inspetora, Keka, encaminhou o garoto para uma conversa com um dos professores. O menino aprendeu a lição.
A professora Eliane quer trabalhar a interdisciplinaridade e motivar o processo de criação dos estudantes.
Fonte: Blog do Programa Ler para Crescer
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