Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Tecnologias na Aprendizagem

O SENAC-SP está oferecendo um curso de pós-graduação lato sensu, online, em Tecnologias na Aprendizagem. Segundo o site do Senac, o objetivo é preparar profissionais que atuam ou desejam atuar na gestão e mediação de projetos educacionais em espaços formais, informais, não-formais, integrando o uso das tecnologias da informação e da comunicação aos processos de ensino e aprendizagem. A carga horária é de 360 horas.

Os candidatos interessados no curso devem ser graduados e ter uma disponibilidade de no mínimo duas horas diárias para estudo, além de três aulas presenciais obrigatórias aos sábados pela manhã, em São Paulo.

O curso é oferecido no formato a distância. Acontecerá por meio do ambiente virtual de aprendizagem Blackboard, onde são disponibilizadas as disciplinas e seus respectivos recursos didáticos. As disciplinas dispõem de textos base que subsidiam conceitualmente os alunos. As propostas de atividades ancoram-se na interação e colaboração entre os participantes da turma e envolvem pesquisa, elaboração de propostas, exercícios, sínteses, aprofundamento teórico e prático, discussões, registros de percurso, produções coletivas para diferentes mídias e publicações.

Também está disponível no curso o recurso de vídeo-colaboração, que permite a comunicação síncrona entre alunos e professores, com recursos de voz, texto e apresentação.

Programa
• Espaços Educativos no Século XXI
O significado da proposta das cidades educadoras frente à consecução de uma sociedade do conhecimento;
A conceitualização de espaços educativos formais e não-formais;
As abordagens do ensino e concepções de aprendizagem.
• Aprender por Projetos

A concepção sociointeracionista da aprendizagem;
A prática dialógica;
A aprendizagem significativa;
A metodologia de projetos.
• Avaliação e Mediação Pedagógica

O marco conceitual da avaliação;
Os modelos de avaliação;A avaliação da aprendizagem;
Os instrumentos de avaliação.
• Reconhecendo o espaço

A disciplina pensa de que maneira os espaços do ser humano foram sendo modificados pelas tecnologias, alterando os modos de viver, de conhecer o mundo e interagir. Leva os alunos a refletirem também sobre as conseqüentes mudanças de espaços na Educação - nos quais as mediações tecnológicas se fazem cada vez mais presentes – e na Educação a Distância como uma forma organizada de utilizar esse tipo de mediação.
• Consumo e Produção – espaços de aprender e publicar: texto

A disciplina aborda o ciberespaço como lugar de aprendizagem e publicação. Leva o aluno a examinar alguns lugares onde se faz educação a distância, demonstrando como os mesmos podem ser ‘consumidores’ desses espaços. Capacita o aluno a utilizar a Internet para produzir conteúdos, publicando texto.
• Consumo e Produção – espaços de aprender e publicar: áudio e vídeo

A disciplina aborda o ciberespaço como lugar de aprendizagem e publicação. Capacita o aluno a utilizar a Internet para produzir conteúdos, publicando áudio e vídeo.
• Gestão em educação a distância

Processos de gestão de cursos a distância: planejamento, elaboração, execução e avaliação.
• Educomunicação: espaço de intervenção

Histórico da Educomunicação. Educação formal, Educação não-formal. Programas de Educomunicação. Tipos de mídia.
• Áreas da Educomunicação: leitura crítica

Leitura crítica de produtos comunicacionais em diversas mídias (impressa, áudio,audiovisual).
• Áreas da Educomunicação: produção coletiva de mídia impressa e de áudio

Leitura crítica de produtos comunicacionais em diversas mídias (impressa, áudio,audiovisual). Produção coletiva de comunicação nas mídias impressa e rádio.
• Áreas da Educomunicação: produção coletiva de vídeo

Leitura crítica de produtos comunicacionais em diversas mídias (impressa, áudio,audiovisual). Produção coletiva de comunicação na mídia vídeo.
• Gestão da Educomunicação

Poder e responsabilidade. Tipos de gestão. Metodologia de Educomunicação.
• Metodologia de Pesquisa

Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, oportunizando a escolha do tema.

Período: Março de 2010. a Junho de 2011.
Valor e Formas de pagamento: 21 parcelas de R$ 450,00**
Pagamento à vista com 10% de desconto*
* Solicite informações sobre outras formas de desconto institucional (
posead@sp.senac.br)
** Sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela

Mais informações: posead@sp.senac.br ou clicando aqui.
Seleção Inscrição on-line, carta de intenções, análise curricular, análise de documentos e entrevista on-line.
Taxa de inscrição: R$ 50,00
Observação: o comprovante de depósito deve ser enviado juntamente com o currículo para
posead@sp.senac.br.
Número de vagas: 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário