Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lei obriga todas as escolas do país a terem ao menos uma biblioteca

O Senado aprovou uma lei que obriga todas as instituições de ensino do país a terem pelo menos uma biblioteca escolar. De autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-SP), o projeto de lei foi promulgado nesta terça-feira (13), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

O projeto também determina que as bibliotecas deverão ter um acervo com pelo menos um título por aluno matriculado na instituição. Buarque ficou satisfeito com a aprovação.

- Este projeto só tem dois defeitos: demorou tantas décadas para ser aprovado e estabelece um prazo longo para sua execução. Os sistemas de ensino poderiam reduzir de 10 para cinco anos o prazo de instalação das bibliotecas.

Cristovam também mencionou dados do Ministério da Educação, segundo os quais 68% das escolas públicas do país não possuem biblioteca.

- A verdade é que as classes educadas do Brasil já estão chegando à época digital, com os e-books, enquanto as camadas sem acesso à educação ainda não entraram no tempo de Gutenberg, quase 600 anos depois que ele inventou a imprensa.

Dezenas de bibliotecários e de estudantes de Biblioteconomia que acompanharam a reunião aplaudiram a aprovação do projeto. Na opinião da diretora da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, Sely Costa, que compareceu à reunião, este pode ser considerado um grande passo em direção à maior difusão da leitura e do conhecimento.

- É uma vitória enorme para um país como o nosso. Seremos um dos poucos países em desenvolvimento a contar com uma lei que torna obrigatória a existência de bibliotecas nas escolas.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário