Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

"Crianças entrevistam diretora sobre o Pnaic"

Credito: Sandra Mara dos Santos
A turma de jovens repórteres e as professoras Silvana e Sueli

Em Telêmaco Borba (PR), estudantes do 4º ano foram em busca de informações a respeito do Plano Nacional para a Alfabetização na Idade Certa, presente no seu município. Confira a entrevista:


Nas aulas da professora Sueli Rodrigues Nassar, na Escola Municipal São Silvestre, em Telêmaco Borba, os jovens do 4º ano ‘A’ estão aprendendo sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), motivados pela notícia “Educação de Tibagi faz pacto pela alfabetização”, publicada no dia 22 de maio no Jornal da Manhã. Para saber mais a respeito, os alunos entrevistaram a diretora da escola, Sandra Mara dos Santos. Confira:

Alunos: Qual a sua função no Pnaic aqui em Telêmaco?
Sandra Mara: Sou orientadora de estudo e trabalho com as professoras do 3º ano. Para isso, recebo formação na Universidade Estadual de Ponta Grossa, junto com outros professores..
Alunos: Qual o seu maior desafio?
Sandra Mara: O desafio é fazer com que as professoras aprendam a trabalhar com os alunos que apresentam dificuldades de alfabetização e com os alunos que já estão alfabetizados. Com a nossa orientação, as professoras aprendem a ter uma rotina, assim o trabalho em sala de aula se torna mais fácil.
Alunos: Qual a sua opinião sobre o Pnaic?
Sandra Mara: O governo deveria ter se preocupado antes com isso porque essa troca de experiências que está acontecendo agora é muito rica.
Alunos: Como é feita a preparação dos professores que participam do Pnaic? E como é verificado se os professores estão aplicando os conhecimentos?
Sandra Mara: As professoras que participam recebem uma bolsa de estudos para comprar livros, ter acesso à internet, pois elas precisam estudar em casa e, uma vez por mês, participam de aulas presenciais. Para verificar se as professoras estão aplicando os conhecimentos, haverá uma visita supervisionada às escolas em junho, onde será observado o trabalho das professoras, se estão desenvolvendo o que foi aprendido em sala de aula. 

Alfabetização na idade certa
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Saiba mais: pacto.mec.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário