Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

"A leitura e seu poder de transformação"



Por Cibele Bastos Guaringue*

Desde criança eu sonhava em ser professora. Este sonho foi nutrido com o carinho e dedicação de excelentes professores que passaram pela minha vida e pela minha querida mãe, que muito lutou para eu poder estudar.

Nos primeiros anos de trabalho como educadora, passei por algumas dificuldades. Não sabia como lidar com a “rebeldia” e a “rejeição” por parte de alguns alunos em relação à disciplina e aos conteúdos ministrados. Em várias situações, usei do “autoritarismo” para manter a ordem.

Quando engravidei do meu primeiro filho, uma aluna presenteou-me com o livro “Pais brilhantes, professores fascinantes”, do autor Augusto Cury. A leitura deste livro contribuiu para eu mudar a minha visão em relação ao ato de ensinar crianças, adolescentes e jovens, me indicou ferramentas para estimulá-los e envolvê-los mais nas aulas. Levou-me a refletir que para eu ser uma boa educadora, mãe ou professora, eu precisaria me libertar de alguns pecados capitais, tais como: corrigir publicamente, expressar autoridade com agressividade, ser excessivamente crítica, punir em situação de ira, entre outros. O livro também me ensinou hábitos e técnicas pedagógicas para eu aplicar em sala de aula e em casa, as quais me ajudariam a ter um bom relacionamento com os alunos e com os filhos.

Através dessa encantadora obra, percebi o quanto é preciso cultivar a emoção dos nossos filhos e alunos para que eles possam expandir a inteligência.

Ler esse livro me ajudou a refletir e traçar metas para melhorar a minha atuação em sala de aula, o meu relacionamento com os alunos, o qual interfere diretamente na aprendizagem. Também me deu dicas, as quais procuro utilizar frequentemente, para não ser apenas uma boa mãe ou professora, mas uma educadora brilhante!

*Professora com vinte anos de atuação no ensino fundamental e médio, na rede particular de ensino de Ponta Grossa. Contato: cibeleguaringue@hotmail.com

Fonte: http://www.vamoslerjornaldamanha.com.br/index.php/component/content/article/89

Nenhum comentário:

Postar um comentário