Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Time de educadores indica sites infanto-juvenis de qualidade

Pais e professores sempre se perguntam: que sites são indicados para as crianças e jovens? Tamanha a diversidade, realmente , às vezes, fica muito difícil fazer uma boa varredura na rede e descobrir coisas interessantes. Neste sentido, merece atenção um recente trabalho produzido pelo portal Educar para Crescer, da Editora Abril. A equipe listou uma série de sites infanto-juvenis e solicitou uma avaliação de um time de cinco educadoras. Foram indicados 33 sites, dos mais diversos gêneros e propostas.

O time de educadores foi composto por Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS; Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania; Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP; e Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora do Centro Universitário UniÍtalo e de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo.

A revistapontocom reproduz, abaixo, alguns dos sites indicados. A lista completa você acessa clicando na página do portal. Se você, leitor, conhece outros sites infanto-juvenis de qualidade e gostaria de compartilhar, escreva para nós divulgarmos também a sua indicação.

Confira:
Atividades Educativas

Reúne diversas atividades educativas para crianças e adolescentes. Aproxima-se de uma enciclopédia interativa, abordando assuntos para diferentes idades, inclusive temas relacionados à educação especial. É recomendado para todas as idades. Crianças a partir dos 9 anos podem navegar de forma autônoma e explorar bem seus recursos. Crianças menores devem ter o apoio de um adulto para ajudá-las a navegar pelo ambiente.

Club Penguin
No site da Disney , a criança assume a forma de um pinguim avatar colorido e participa de uma série de atividades. Não há anúncios publicitários de terceiros e não é preciso pagar nada para jogar, embora o acesso a algumas atividades requeira uma assinatura. O site oferece segurança para os pais, pois as crianças só podem começar a brincar depois de ter o cadastro autorizado por um adulto. Voltado para crianças de 7 a 10 anos, que já dominem a leitura.

Cocoricó
O site da série Cocoricó, da TV Cultura, é simples, colorido e educativo. Oferece jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades. A linguagem é simples e clara. As crianças entre os 5 e os 8 anos são as que mais aproveitarão o conteúdo do site.

Discovery Kids Brasil
Há vídeos jogos, atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal. Há também uma seção para pais, com enquete, artigos e propostas de atividades para desenvolver a motricidade das crianças. Assim como o canal, o site tem atividades para crianças de 0 a 6 anos. Mas, como há muita leitura, é importante que os pais naveguem junto com o filho.

Earth Cam for Kids
Em inglês, o site reúne imagens de câmeras espalhadas pelo mundo. Há desde câmeras em aquários e zoológicos até em escolas e universidades. Ideal para crianças e adolescentes a partir dos 10 anos que já estudam inglês.

Ecokids
Traz dicas de como preservar o meio ambiente e também exemplos de atitudes prejudiciais ao ecossistema. Os pequenos também encontram na página jogos que envolvem boas maneiras ambientais e até um espaço onde podem conhecer os elementos urbanos que compõem uma cidade. Direcionado à faixa etária da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

O Guia do estudante
O site tem dicas de cursos, faculdades e até empregos. A página, como o próprio nome diz, se propõe a ser um guia com possibilidades e alternativas de estudo, estágio e trabalho para adolescentes e jovens. Voltado para alunos do ensino médio e para aqueles que já ingressaram na faculdade.

Guia dos curiosos
De autoria do jornalista Marcelo Duarte, traz curiosidades sobre todas as áreas do conhecimento. Mais interessante para pré-adolescentes e adolescentes.
Jogos EducativosO site reúne uma série de joguinhos que proporcionam uma interação saudável da criança com o computador. Ideal para crianças na faixa dos 5 anos.

Livro Clip
O site traz informações sobre livros, incluindo animações sobre as obras, trechos, biografia do autor e uma seção que transforma o livro em material pedagógico para uso dos professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior. Adolescentes de 14 a 18 anos são os que mais aproveitarão o conteúdo do site.

Máquina de Quadrinhos
É o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil. No site, fãs de todas as idades podem criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da
Turma da Mônica. As histórias são avaliadas pelos visitantes da página, e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica. É indicado para crianças de 4 a 12 anos.

Menino Maluquinho
Lúdico e criativo, nesse site Menino Maluquinho o foco não são os jogos. Também presentes, ficam no canal ‘Mais’, sem grande foco, apesar de educativos. No site do Menino Maluquinho, alternativas como tirinhas, frases, piadas e histórias são os principais atrativos, que atraem os mais novos com o seu design interativo. Recomendado para crianças de 7 a 11 anos.

Mosaico.Edu
O site português Mosaico.Edu tem alguns jogos relacionados às disciplinas e outros que visam desenvolver a coordenação motora por meio de jogos sem contexto disciplinar. Recomendado para crianças entre 6 e 8 anos.

Pequeno Artista
A página é um espaço aberto para crianças e pré-adolescentes enviarem pinturas, poesias e até piadas de própria autoria e participarem de concursos. No site, também há jogos educativos, dicas de livros e de filmes infantis. O site é recomendado para crianças e adolescentes na faixa dos 8 aos 12 anos.

Pintores Famosos
Conta com a biografia de 37 pintores mundialmente famosos, abordando não apenas os fatos marcantes da vida de cada um, mas principalmente como se desenvolveram suas obras, relacionando-as com outros artistas do mesmo período. Ao lado do texto, há fotos de obras que ilustram o trabalho do artista. Pode ser utilizado por crianças a partir de 8 anos, pois a linguagem é bastante simples.

QDivertido
A proposta é levar às crianças informação de qualidade e divertimento. A página tem desde artigos e contos até receitas simples que podem ser executadas pelos pequenos. Recomendado para crianças de 3 a 9 anos.

Ruth Rocha
A página da escritora Ruth Rocha , especializada em orientação educacional e literatura infantil, contém algumas atividades interativas sobre leitura. Também estão disponíveis no site as capas das obras da escritora e algumas fotos que permitem ao internauta conhecer um pouco mais sobre a vida de Ruth Rocha.O site é recomendado para crianças de 5 a 7 anos.

Só Matemática
Ótima opção para os que amam e odeiam matemática. O site Só Matemática oferece material de apoio e exercícios para os que querem treinar, se exercitar ou apenas se divertir. Há desafios, dicas, jogos matemáticos, um pouco de história e até auxílio para os vestibulandos. Pode ser usado por crianças a partir dos 6 anos e até por quem já está no ensino superior.

Unicef Kids
O site oficial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) propõe-se a divulgar e defender os direitos da criança e do adolescente, trazendo jogos e informações sobre temas como a prevenção da AIDS, o combate à violência contra a criança, a defesa da educação escolar e da proteção da saúde. É indicado para crianças a partir dos 7 anos e pré-adolescentes.

Fonte: RevistaPontoCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário