A San Jose State University, na Califórnia, e a Udacity, primeira plataforma a oferecer cursos
gratuitos de universidades renomadas, chegaram a um acordo para desenvolver um
programa-piloto de sala de aula invertida. Chamado de San Jose State University
Plus, o programa terá professores da instituição lecionando três disciplinas –
duas de matemática e uma de estatística – pela plataforma para seus alunos e os
de universidades do entorno. Mais conhecimento? Não só isso. Além de fornecer
um certificado de conclusão, as disciplinas, que vão custar US$ 150 cada, servirão
como créditos na universidade.
As videoaulas, intercaladas com questionários e outros elementos
interativos já estão sendo desenvolvidas para o curso. Diferentemente de outros
cursos da Udacity, neste caso haverá um limite de inscritos: das 300 vagas,
metade será da própria universidade e as demais para alunos de faculdades
comunitárias e de escolas próximas. “Como uma universidade pública, que envia,
por ano, 8.000 graduados ao mercado de trabalho no Vale do Silício, a San Jose
State University deve assumir um papel de liderança em alavancar a tecnologia
para transformar a educação superior, com o objetivo de fazer um curso barato e
acessível a todos”, disse Mohammad Qayoumi, presidente da instituição, em
entrevista ao Business Wire.
O programa vai oferecer
uma gama de serviços de apoio ao estudante, como mentores on-line e e-mails
para auxiliar quem se perder durante um exercício. Esse tipo de serviço é uma
tentativa de superar uma das crises dos Moocs: sua taxa de abandono de 90%.
Apesar do alto número de matrículas, cerca de metade dos alunos que se
inscrevem para tais cursos, seja na Udacity ou outras plataformas, não terminam
nem sequer o primeiro trabalho. “Muitos deles são navegadores sem compromisso
real com as aulas, mas outros só precisam de mais apoio”, disse Sebastian
Thrun, cofundador da Udacity.
O público alvo inclui
grupos de baixa renda, alunos que estão em lista de espera das universidades
comunitárias, membros das forças armadas e veteranos de guerra. ”Ao
oferecer aulas atraentes e baratas, estamos analisando se esse piloto pode
oferecer um novo caminho ao crédito para estudantes atualmente excluídos do
sistema de ensino superior”, disse Thrun. “Nós sempre nos motivamos para
melhorar a tecnologia de aprendizagem on-line, para fornecer a melhor educação
superior aos estudantes de todos os lugares, incluindo estudantes aqui na
Califórnia. Temos muito a aprender, mas estamos animados com o potencial
da parceria”. (Com
informações do Business Wire e The New York Times)
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