O diálogo com as
famílias dos estudantes em visitas às residências realizadas por técnicos da
Secretaria Municipal de Educação (SME) e profissionais das escolas municipais
de Capivari de Baixo, em Santa Catarina, é um dos destaques das ações
desenvolvidas na cidade com o objetivo de ampliar a colaboração dos pais na
trajetória de estudos dos filhos. O relato sobre essa e outras estratégias
adotadas na localidade para estimular a interação família-escola pode ser
conferido no Banco de Boas
Práticas da Mobilização Social pela Educação.
O projeto de visita de professores às residências dos estudantes teve duas edições no município. Na segunda, mais de 250 professores e membros de equipes pedagógicas das escolas participaram da atividade, que envolveu 968 famílias. As visitas, realizadas aos sábados, foram orientadas por um questionário. A ação facilitou aos profissionais da educação o conhecimento a respeito das famílias, da comunidade e da realidade em que viviam os alunos, além de reunir elementos que pudessem contribuir com a melhoria da aprendizagem.
Ainda durante as
visitas, os educadores dialogaram com as famílias a respeito dos impactos
positivos da atenção dispensada à rotina de estudos dos filhos. As abordagens
foram orientadas pelo conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus
filhos, publicação disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC).
As experiências de incentivo à interação família-escola em Capivari de Baixo integraram a pauta de vários encontros nacionais de lideranças da Mobilização Social pela Educação organizados pelo MEC. Essas exposições sobre o tema foram realizadas com a finalidade de inspirar que lideranças sociais, gestores da educação pública, educadores e demais voluntários do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC) de todo o País promovessem práticas semelhantes junto às comunidades escolares onde atuam.
Entre as boas práticas de incentivo à interação família-escola desenvolvidas em Capivari de Baixo podem ser destacadas, ainda, a instituição em lei do Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação; a realização de assembleias de pais; o Projeto Escola de Pais; a criação de Comitês de Mobilização Social pela Educação; a realização de oficinas de formação de mobilizadores; e o apoio da SME à organização de Associações de Pais e Mestres.
Acesse aqui o relato sobre Capivari de Baixo (SC) que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e confira quais ensinamentos desse município podem ser replicados em sua localidade para estimular a interação família-escola.
Fonte: Blog da Mobilização
Nenhum comentário:
Postar um comentário