Apesar de ainda haver alguma resistência aqui ou ali, os
governos de todo o mundo estão cada vez mais atentos sobre a necessidade de se
colocar as tecnologias móveis, como celulares e tablets, a serviço da educação.
Mas como só vontade não garante bons resultados, a Unesco publicou um guiacom 10 recomendações políticas em que tenta ajudar
governos a implantarem esses recursos nas salas de aula. E aos que ainda não
estão 100% convencidos dos benefícios de um uso integrado da tecnologia com os
objetivos pedagógicos, o guia, apresentado em Paris na semana passada durante a
Mobile Learning Week, traz ainda 13 bons motivos para ter esse aliado na
educação.
“Cada país está em um nível diferente no uso das tecnologias
móveis em sala de aula. Por isso, é importante que cada um use o guia adaptado
às suas necessidades locais”, diz Steve Vosloo, coordenador do projeto. O
especialista conta que a ideia de lançar essas recomendações surgiu a partir da
constatação de que, mesmo considerando o uso das tecnologias em sala de aula
algo pedagogicamente importante, muitos governos não sabiam por onde começar. A
questão do acesso já havia sido mais ou menos resolvida; o problema agora era
dar significado a esse uso. Especialistas da Unesco espalhados pelo mundo
começaram a elaborar um guia com orientações que servissem a qualquer governo,
independentemente do grau de maturidade que o país estivesse nesse debate.
crédito burak çakmak / Fotolia |
Até por isso, o
documento começa com uma orientação que parece simples: ter políticas que
incentivem o uso das tecnologias móveis em sala de aula. Isso pode querer dizer
tanto criar políticas da estaca zero ou ainda atualizar políticas que foram
criadas no momento em que as tecnologias móveis ainda não eram tão acessíveis.
“As diretrizes políticas relacionadas ao aprendizado móvel que forem criadas
devem estar em harmonia com as que já existirem no campo das TIC”, afirma a
Unesco no documento.
Na sequência, o guia traz à luz a necessidade de se treinar
professores e de fazer isso com o uso de tecnologias móveis, para que eles
também se apropriem dessas ferramenta na vida deles. “No Brasil, os professores
têm certa resistência em incorporar novas tecnologias. A sala de aula ainda é o
lugar de desligar o celular”, afirma Rebeca Otero, coordenadora de Educação da
Unesco no Brasil, que avalia que parte disso se deve ao fato de o professor
ainda não estar completamente familiarizado com essas ferramentas. “Isso faz
com que muitas oportunidades educacionais se percam, especialmente no ensino
médio, época em que o aluno já está ligado e nas redes”, completa ela.
Outras recomendações presentes no documento dizem respeito à
criação de conteúdo adequado e à promoção do uso seguro e saudável das
tecnologias. Com essas orientações, acredita a Unesco, os governos estarão mais
próximos de usufruir dos benefícios do aprendizado móvel, dentre eles ampliar o
alcance e a equidade da educação e facilitar o aprendizado personalizado.
Confira, a seguir, um infográfico com as 10 recomendações e os
13 bons motivos para se usar tecnologias móveis em sala de aula.
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