O Instituto Brasil Leitor levará o projeto “Biblioteca para a Primeira Infância Ler é Saber” ao International Expert Conference “Prepare for Life! Raising Awareness for Early Literacy Education“ -Congress Centre Leipzig, nos dias 12, 13 e 14 de março, na Alemanha.
O foco da conferência é o desenvolvimento da linguagem e socialização da leitura na primeira infância, como centro de uma política educacional e suas práticas, mediante resultados alarmantes dos estudos do PISA sobre a alfabetização.
Nessa conferência, seis renomados especialistas do EUA e Alemanha vão discursar no dia 12 de março, abrindo a conferência. No segundo dia, 100 especialistas internacionais vão lidar com questões específicas sobre a promoção da língua e habilidades de leitura na primeira infância. Trata-se de influenciar fatores, participantes e conhecimento específico para o financiamento, a difusão e a implementação de medidas concretas, em três intervalos: painéis de discussão, forúns de palestras e simulação de jogos aonde todos os especialistas estarão envolvidos ativamente. O terceiro dia será sobre questões de lidar com a responsabilidade política de promoção da língua e leitura na primeira infância e possibilidade de transferência internacional de projetos.
O Instituto Brasil Leitor foi convidado para abrir, no segundo dia, o painel de discussão sobre a influência do fator social como chance para as crianças, apresentando o projeto da Biblioteca para a Primeira Infância – Ler é Saber. Nesse painel também estarão participando a Suécia, Índia e África do Sul.
O convite foi baseado em uma apresentação feita em 2011, a convite do Goethe Institut em São Paulo para o Istiftung Lesen, quando então conheceram o Instituto, o projeto com a leitura para crianças de 0 a 6 que envolve a biblioteca, difusão de conceitos e conhecimentos através de formação aos professores e educadores e a família, promovendo a interação entre escola, poder publico e comunidade.
Para saber mais sobre a conferência, acesse o site www.readingworldwide.com.
Fonte: Portal Primeira Infância
Nenhum comentário:
Postar um comentário